terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cineclube Iphanaq em Berilândia descobre um sertão de arte e encanto.

O cineclube Iphanaq dando sequência ao projeto de cinema itinerante pelo sertão de nosso município esteve no sábado 26/09 na vila de Berilândia. Na oportunidade apresentamos ao público presente no auditório da EEF Jonas Gonzaga o filme KENOMA de Eliane Café. Logo após foi realizado um debate onde a comunidade refletiu sua realidade a partir do cinema. Antes, as 18:30h foi exibido o curta Devoção (programadorabrasil.org.br) para as crianças,para que elas também possam conhecer a linguagem audiovisual.
É importante ressaltar que na viagem a Berilândia tivemos a companhia do amigo Átila Bezerra, que veio de Fortaleza fazer umas filmagens prelimilares, uma pesquisa e coletas de informações feitas pelo diretor técnico e articulador da Ong. Iphanaq Danilo Patrício, a colaboração da jornalista Vivane Lima e a valiosa companhia de Luciano Brito de Alencar, nosso guia e roteirista e seu humor para descontrair a viagem.
Na oportunidade foram feitas algumas filmagens e fotografias com alguns moradores das comunidades de Cosmo Paz e Berilândia, onde falaram sobre suas experiências de trabalho nos garimpos na extração de pedras preciosas , como o Sr. Pirão, Neco Brito, Valmir da Quita, Luiz Serrano, todos ex-garimpeiros e o ainda garimpeiro Haroldo Brito de Alencar que além de apresentar sua experiência de trabalho nas minas, gentilmente nos acompanhou até as minas dos Tonhos, para as filmagens nos túneis, que ele continua garimpando. Além da grata visita que foi feita na ida e na volta de Berilândia na mercearia e museu do sr. João Vitorino na vila de Cangati (atual Nenelândia). A idéia da Ong. iphanaq é depois retornar a região e ampliar a pesquisa e filmagens para produzir um documentário sobre as experiências desses garimpeiros e seus espaços de sociabilidades.
Vale ressaltar que o cineclube Iphanaq tem o apoio do SESC-Ler de Quixeramobim,da Secretaria de Cultura e Turismo do município e do Sistema Maior de Comunicação. Mas o cine clube de Berilândia teve o apoio do Professor do Centec Jardel da Paixão, cedendo o transporte para levar os equipamentos de projeção até a comunidade.
Comunicamos ainda, que a próxima exibição do cineclube Iphanaq será no dia 10/10 na vila de Paus Brancos.

Postado por Neto Camorim- Coordenador do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e do cineclube Iphanaq.

3 comentários:

  1. È saber que apesar das dificuldades podemos contar com importantes parceiros nesta missão. O Projeto com certa faz a diferença na vida das pessoas que moram no interior.
    A iniciativa de levar o cinema as comunidades e em seguida a promoção do debate ajuda a refletir a própria vivênvia, que muitas vezes sofrida e desprovida dos recursos tecnológicos. Valeu IPHANAQ!!!Valeu Neto!!!
    comentaŕio de Suerlene Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amigos(as) do Ponto de Cultura do IPHANAQ!

    estou com algumas fotos da oficina de produção cultura que tive a honra de facilitar nos dias 17 e 18 passados e gostaria de dizer que momentos enriquecedores para mim com militante social, economista e defensor da vida e que jé estão gerando novas possibiliedades de articulação virtual e real por meio do FERU.

    Envio abaixo informações sobre como serão organizadas as conferências municipais da cidade para vc ficarem atentos(as) a conferên dai de Quixeramobim:
    ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIAPAIS

    A realização das Conferências Municipais é fator indispensável para participação de Delegados Municipais na 4ª Conferência Estadual das Cidades, a acontecer em Fortaleza nos dias 17 e 18 de março de 2010.
    Em âmbito nacional a 4ª Conferência Nacional das Cidades é coordenada pelo Ministério das Cidades e em âmbito estadual a 4ª Conferência Estadual das Cidades é coordenada pela Secretaria das Cidades.

    SÍNTESE DOS PASSOS PARA REALIZAÇÃO DA ETAPA MUNICIPAL

    1º Passo: INDICAÇÃO DE UM COORDENADOR MUNICIPAL
    • O Poder Executivo Municipal indica o Coordenador Municipal da Conferência Municipal das Cidades que é responsável por todos os contatos com a Coordenação Executiva Estadual e entrega de documentos solicitados;
    • O Coordenador pode fazer parte da Comissão Preparatória Municipal.

    2º Passo: CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO PREPARATÓRIA
    • O Poder Executivo Municipal constitui a Comissão Preparatória respeitando a proporcionalidade conforme Art. 17º do Regimento Federal;
    • Não é obrigatória a representatividade do Poder Público Federal e Estadual na Comissão Preparatória Municipal.
    PROPORCIONALIDADE DOS SEGMENTOS SOCIAIS PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES (Segundo os Regimentos da 4ª Conferência Nacional das Cidades)

    SEGMENTOS SOCIAIS %
    Gestores, administradores públicos e legislativos municipais - representantes de órgãos da administração direta, fundações públicas e autarquias em seus respectivos níveis e membros do Legislativo: vereadores. * 42,3
    Movimentos sociais e populares - movimentos e associações comunitárias/ de moradores. 26,7
    Trabalhadores representados por suas entidades sindicais - sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais de trabalhadores legalmente constituídos. 9,9
    Empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano - entidades representativas da classe empresarial, de todos os tamanhos (grande, médio, pequeno e micro), federações, confederações, clube de lojistas, cooperativas. 9,9
    Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais - associações profissionais e entidades que congregam setores ligados às universidades, ao meio acadêmico e institutos de pesquisa na área urbana e Conselhos Regionais e Federais de profissionais. 7,0
    Organizações Não Governamentais - ONGs com atuação na área do desenvolvimento urbano. 4,2

    3º Passo: DEFINIÇÃO DE DATA, LOCAL E PAUTA
    • A Comissão Preparatória é responsável pela definição de data, local e pauta da Conferência Municipal - ver regimento Nacional - Art. 42º, inciso II;
    • O Art. 5º do Regimento Nacional define o período entre 01/09/2009 e 15/12/2009 para a realização das Conferências Municipais;
    • A Secretaria das Cidades sugere que as mesmas se realizem entre 01/10/2009 e 30/11/2009, após os Seminários de Sensibilização.

    4º Passo: CONVOCAÇÃO DA CONFERÊNCIA ATÉ 30/09/2009
    • O Poder Executivo convoca a Conferência Municipal das Cidades através de DECRETO MUNICIPAL (ver modelo em anexo), - ver regimento Nacional - Art. 40º.

    ResponderExcluir
  3. Continuando.....

    5º Passo: ELABORAÇÃO DO REGIMENTO MUNICIPAL
    • A Comissão Preparatória elabora o Regimento Municipal, respeitando o Regimento Estadual e Nacional (ver modelo em anexo) - ver regimento Nacional - Art. 42º.

    6º Passo: ENCAMINHAMENTOS OPERACIONAIS
    • O Coordenador Municipal encaminha à Secretaria das Cidades a seguinte documentação: Decreto, Regimento e definição de data, local, e pauta da sua Conferência – até 10 dias após a convocação da Conferência - ver regimento Nacional - Art. 42º.

    7º Passo: REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA
    • A comissão preparatória realiza ações antes, durante e após a Conferência Municipal:
    o Antes
     mobiliza a sociedade civil e o Poder Público para a participação na Conferência Municipal;
     convida palestrantes para falar sobre os temas.
    o Durante
     discute os subtemas entre os grupos;
     define as propostas, para cada tema, a serem levadas para a Conferência Estadual;
     elege os Delegados que irão à 4ª Conferência Estadual das Cidades;
     registra todos os presentes e os resultados das discussões (propostas).
    o Depois
     elabora o Relatório Municipal;
     envia a documentação, até 5 dias após a realização da mesma, para a Comissão Executiva Estadual e Nacional (formulário próprio).

    8º Passo: Observações:

    • Serão admitidas Conferências Regionais, como espaço de debate dos temas propostos pela 4ª Conferência Nacional das Cidades.
    • É vedada a eleição de delegados nas Conferências Regionais.


    Contatos na Secretaria das Cidades: Lana Aguiar de Araújo (Coordenadora Estadual), Silvia Lopes e Larissa Menescal (equipe técnica) Fones (85) 3101.4421 ou 3101.4431 FAX: (85) 3101.4422
    E-mail: silvialopes@cidades.ce.gov.br; larissamenescal@cidades.ce.gov.br;

    ResponderExcluir