segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

4º Roteiro Cultural a Serra do Cruzeiro do Boqueirão





Vindo de uma idéia construída na oficina de gestão cultural do ponto de cultura patrimônio vivo, neste domingo 15 de janeiro aconteceu mais um roteiro Cultural. Desta vez guiado pelo aluno da primeira turma do ponto Elistênio Alves, com  destino ao Cruzeiro de Quixeramobim.

O Cruzeiro fica localizado na Serrinha do auto do boqueirão. A capela no topo da serra foi de idéia dos moradores da época.  Por ali anos atrás passaram várias peregrinações de devotos de Santo Antônio pelo qual subiam a serrinha para pagar promessas, orar e prestar homenagens ao Santo.  Sua construção se deu através de muita luta rotineira dos devotos do glorioso. Aos poucos cada um levava o que de material possível conseguiam carregar na subida, para a construção da capela. Além da capela uma grande cruz foi construída que representava o cruzeiro . Apartir daí tornar-se-ia rotina a subia da serrinha nos fins de semana para orações,  costume pregado pelas pessoas que seguiam o Santo.
Mais de uns tempos pra cá a história vem mudando de figura. O abandono e o descaso da população e do poder público vem fazendo com que a cada dia que passa esse belíssimo ponto turístico de Quixeramobim desapareça.  Ainda é freqüente a subida de pessoas nos fins de semana para apreciarem a belíssima vista de nosso município que a cada dia se torna maior, contudo, o vandalismo pois fim ao que restava da pequena capela.

Pudemos observar no passeio o que restou,  paredes no chão, muito mato e lixo.  
Ainda na serrinha visitamos a casa onde os ingleses moraram na década de 50 que se localiza as margens da barragem. Uma casa antiga, um pouco castigada pela ação do tempo, mais que ainda resiste ao vandalismo. Um lugar onde se tem uma bela visão da barragem e de onde guarda-se muitas histórias.
Nosso passeio teve fim com uma deliciosa mão de vaca, que caiu como uma luva naquela manhã de Domingo.








Postagem- Elistênio Alves
Texto- Elistênio Alves
Fotos- Elistênio Alves

Um comentário:

  1. Muito bacana este post! Dá vontade de conhecer a Serrinha do Cruzeiro. As fotos estão lindonas, com enquadramentos diversos e bonitos. Muito legal explorar desde as paisagens até os detalhes que também dizem muita coisa. Dá pra ter uma idéia massa do lugar.
    Continua escrevendo com palavras e luz!

    Um abraço,
    Iana

    ResponderExcluir