terça-feira, 31 de maio de 2011

Ponto de Cultura conclui oficinas de Documentação e Arquivo Público



Foi realizado nos dias 28 e 29 de maio no Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, a 2ª oficina de Documentação e Arquivo Público, do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, concluindo as atividades desse módulo.
 A referida oficina foi ministrada pela arquivista da DATAPREV, Rita São Paio, que pela segunda vez veio contribuir com seus conhecimentos arquivístivos e organização de documentos, na tentativa de fomentar as discussões visando à implantação do Arquivo Público Municipal de Quixeramobim.
Esta oficina teve como objetivo capacitar os alunos a entender o que é um Arquivo público ou privado, como também os passos necessários que precisam ser seguidos para a criação de um arquivo público, bem como a legislação que dever fundamentar construção desse espaço da memória de Quixeramobim, desconstruindo a visão tradicional de só valorizar o documento oficial. Foi uma oficina que junto com a da professora Ana Carla Sabino,  na semana anterior, veio fornecer mais subsídios para as discussões que a Ong Iphanaq vem realizando desde 2007, na busca da implantação do Arquivo Público Municipal.
 É importante destacar que assim como na primeira oficina desse módulo, além dos alunos do ponto de cultura, estiveram presentes mais uma vez os alunos do curso de história da UECE-FECLESC- Quixadá, que estão dispostos a colaborar e somar força nos debates visando à restauração e preservação do acervo documental de Quixeramobim.
            O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da ONG IPHANAQ com recursos do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Apoio: Sistema Maior de Comunicação
            SEBRAE e Liceu de Quixeramobim

    

Texto: Neto Camorim
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário