terça-feira, 31 de maio de 2011

Professor Francisco Antonio é destaque no Papo Cultural



Sexta, dia 27 de maio, foi realizado na casa de Antonio Conselheiro, a 5ª edição do Papo Cultural. Desta vez teve como convidado o professor de matemática do Liceu de Quixeramobim e na rede pública municipal, Francisco Antonio Albuquerque, que apresentou a sua monografia de pós-graduação, especialização no ensino de matemática, realizada pela UECE-FECLESC- Quixadá, que tem como tema: Resolução de Problemas Matemáticos: Uma defasagem no Ensino Fundamental.
Inicialmente o mediador do evento, Neto Camorim, fez a apresentação de um breve histórico do convidado relatando aos presentes a trajetória de vida e profissional do professor Francisco Antonio, desde sua infância na comunidade de Cosmo Paz, onde nasceu até sua vinda para morar em Quixeramobim no qual reside até hoje.
Foi um momento de muito aprendizado. O convidado expôs as dificuldades dos alunos de resolveram questões simples de situações matemáticas até mesmo do cotidiano. Isso segundo sua pesquisa, tem se tornado uma problemática constante no ensino de matemática, mas que reflete em todas as áreas do conhecimento. Toda disciplina para melhorar seu aprendizado é necessário leitura, interpretação e raciocínio lógico. Tais questões sem dúvida são fundamentais para o sucesso do aluno.
Após a apresentação da monografia foi exibido um vídeo do educador Paulo Freire expondo dentro de sua visão crítica a importância da matemática na construção da cidadania. No final aconteceu um proveitoso debate entre os presentes, composto na sua maioria de professores e alunos de ensino médio.
O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e sua arte para a difusão do patrimônio histórico e melhoria da educação de nosso município. É uma atividade realizada uma vez por mês na Casa de Antônio Conselheiro, com pessoas que apresentam seu trabalho, acadêmico ou não, de uma maneira bem descontraída e informal.
O evento é uma realização da Ong. IPHANAQ e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação.








Texto e fotos: Neto camorim            

Nenhum comentário:

Postar um comentário