terça-feira, 24 de maio de 2011

Ponto de Cultura realiza Oficina de Documentação e Arquivo Público



Foi realizado nos dias 21 e 22 de maio no Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, a 1ª oficina do módulo, Documentação e Arquivo Público, do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo.
A referida oficina foi ministrada pela professora Ms. do Departamento de História da UFC, Ana Carla Sabino Fernandes, que pela segunda vez veio contribuir com seus conhecimentos nas atividades de formação que o ponto de cultura realiza.
Esta oficina teve como objetivo capacitar os alunos a entender o que é um documento histórico, arquivo público e privado, contribuindo assim, com subsídios para a mobilização que a Ong Iphanaq vem desenvolvendo desde 2009, em busca da implantação do Arquivo Público Municipal de Quixeramobim. Que sem dúvida, será de fundamental importância para a preservação da história e memória do município  e de nosso Estado.
 Para que isso aconteça é preciso o poder público cumprir as suas obrigações constitucionais. E para isso a sociedade deve se conscientizar e cobrar dos governantes a importância que é a restauração e preservação dos documentos, organizando arquivos públicos e garantindo a acessibilidade de estudantes e pesquisadores diversos de escolas e universidades para melhor compreensão de nossa história ainda tão mal contada.
 É importante destacar que esta oficina além dos alunos da segunda turma do ponto de cultura, contou a participação de alunos do curso de história da FECLESC- Quixadá que moram em Quixeramobim, e estão dispostos a colaborar nessa luta para implantação do Arquivo Público de Quixeramobim.
 No próximo fim de semana dias 28 e 29 de maio acontecerá a segunda oficina deste módulo com a arquivista da Dataprev Rita São Paio.
 O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da ONG IPHANAQ com recursos do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
  Apoio: Sistema Maior de Comunicação
            SEBRAE e Liceu de Quixeramobim
                    


Texto: Neto Camorim
Fotos: Andelly Gutierre e Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário