quarta-feira, 1 de junho de 2011

IPHANAQ REALIZA FILMAGEM DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA EM VÁRZEA DO MEIO



A Ong. Iphanaq e o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo realizaram no dia 31 de maio na comunidade de Várzea do Meio, Quixeramobim,  a filmagem da coroação de Nossa Senhora, marcando o encerramento das novenas do mês de dedicado a Maria.
Segundo a organizadora da coroação Dona Zélia, esse evento já é tradição na comunidade desde os anos 60 do século passado. “Sempre nesta data convido várias crianças para representar os anjos e no final da novena coroar a nossa mãe Maria Santíssima. É uma alegria que se renova a cada ano, pois muitos que já foram anjo, hoje ajudam a celebrar a novena. Isso é muito gratificante”. Disse ela.
É um momento de oração e festa onde as comunidades vizinhas também participam dedicando seu louvou a Maria, transformando-se numa verdadeira manifestação de fé, onde alguns devotos pagam suas promessas.
Com o objetivo de registrar uma manifestação tão tradicional do sertão que era a coroação de Nossa Senhora, mas que atualmente poucas pessoas realizam e valorizam, foi que o Iphanaq soube através de pessoas da comunidade que a Dona Zélia realiza em sua residência a coroação com altar montados no seu terreiro e muitas representações de anjo, crianças da comunidade, com a Letícia, 11 anos, que é a responsável de coroar a mãe de Jesus pelo terceiro ano consecutivo.
Segundo os integrantes do Iphanaq que estiveram presente ao evento, Elistênio Alves, Lenildo Oliveira e Neto Camorim, o objetivo da entidade é registrar em vídeo essas manifestações da cultura de nosso povo realizando produção de documentários para que essa riqueza histórica e cultural não fique esquecida pelas gerações futuras. Elas precisam ser valorizadas e reconhecidas como bens culturais.







Texto: Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves e Lenildo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário