sexta-feira, 3 de junho de 2011

IPHANAQ PARTICIPA DA FESTA DO PAU DA BANDEIRA DE BARBALHA




Com o objetivo de conhecer essa mistura de festa e fé da cultura popular cearense, a ong. Iphanaq, através de seu integrante Neto Camorim, esteve presente no dia 29 de maio na festa do Pau da Bandeira, marcando o início dos festejos do padroeiro de Barbalha Santo Antonio.
É uma grande multidão que se aglomera na cidade que fica toda enfeitada para acompanhar o cortejo que começa no Sítio São Joaquim em torno de 7Km da cidade sendo conduzido por centenas de homens que se revezam no carregamento  de um tronco de “rama branca” de mais de duas toneladas, no banho de lama e muito diversão com muito bebedeira. Tem quem diga que se for carregar o pau sóbrio é mais fácil se machucar.
Quando chega à tardinha a festa invade as ruas e avenidas, repleta de gente de todo lugar, e até de outros Estados, ao som de três palcos e de grupos de reisados, forró pé de serra e eletrônico que se espalham principalmente na Rua do Vidéo, onde se concentra maior parte da população que se mistura com a multidão que já vem seguindo o cortejo até a hasteamento da bandeira de Santo Antonio em frente à Igreja Matriz da cidade. È nessa hora que entre a fé em Santo Antonio espera do casamento é que muitas solteiras correm para pegar uma lasquinha do pau para pedir um matrimônio.
                Segundo estimativas a festa do pau da bandeira reuniu algo tem torno de 350 mil. E deve reunir nos próximos 15 dias 500 mil pessoas para orações e festas. É o sagrado e o profano que se entrelaçam transformando o evento num verdadeiro caldeirão cultural.
Para Neto Camorim, “participar da festa do pau da bandeira foi um momento muito gratificante e enriquecedor. Além do evento em si, que já é algo magnífico, foi importante para conhecer as experiências de Barbalha, e dentro de um intercâmbio cultural, quem sabe, pensar em projetos para os festejos do padroeiro de Quixeramobim, considerada a segunda maior festa de Santo Antonio do Ceará”.










Texto e fotos: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário