sexta-feira, 17 de junho de 2011

Papo Cultural e o novelo de memórias com Osíris Cabral



¨Sou nascido em Pacatuba. Minhas ligações com a cidade começam antes de mim. Quando meu avô veio de lá para cá por conta da estrada de ferro, em 1894¨, assim foi iniciada a conversa com Osíris Cabral, dia 11, sábado, na edição especial do Projeto Papo Cultural, 6ª edição, realizada mais uma vez na Casa Antônio Conselheiro. E que conversa. Nascido em 1929, Osíris migrou para Quixeramobim quando tinha menos de um ano. Prendendo a atração dos presentes com a boa narrativa, falou das memórias da infância nos anos 30 do século xx, quando ainda o francês era língua dos ditos cultos. Deu exemplos de personagens que só queria ter o nome falado em francês, ¨como a Rosemary: ai de quem pronunciasse rosemeiri, tinha que ser rosemarri¨. Com modéstia, confessou ser um dos poucos entre os leitores da época. 

O convidado também falou da memória do rádio, quando através do único da pequena cidade se acompanhava pela BBC, acompanhavam-se os desfechos da segunda guerra mundial.  ¨Era a BBC de Londres, mas os repórteres falavam também no inglês arrastado português que aqui se entendia¨, recorda. Além da literatura - Machado, Alencar e Balzac, citados em difícil escolha - a ida à Bahia - para cursar medicina nos anos de 1950 -, o contexto administrativo e político de Quixeramobim, no Ceará e no Brasil, foram assuntos da conversa com o “doutor Osíris¨, usando sempre a ironia e o bom humor. O convidado despertou perguntas do que o acompanhavam no início da noite de sábado, demonstrando o afeto pela cidade, gentilmente agradecendo a participação e parabenizando a ONG pela iniciativa do Projeto. Parabéns a ele, Osíris Cabral de Melo Bico, como disse, antes de uma das gargalhadas prazerosas. 

noite reimosa regada à música e culinária 

Capote, pato, porco e vatapá foram alguns dos quitutes preparados e vendidos na 3ª Festa Reimosa. O serviço ficou por conta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Quixeramobim (Sindseq) durante música e brincadeiras preparadas pelos integrantes da ONG Iphanaq que participaram da festa, recebendo amigos e convidados. Na ocasião, foi apresentada a camisa com traços do artista Clewton Nascimento, visão do mesmo da Matriz de Santo Antônio. Escolhendo cor (verde, preta ou vermelha) e tamanho (p, m ou g), você pode adquirir a sua reservando pelo e-mail patativabrasil@iphanaq.com.br 




Texto: Danilo Patrício
Fotos: Luciene Lobo e Viviane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário