quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CINECLUBE SESC-IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO NO 16º ANIVERSÁRIO DO ASSENTAMENTO TANQUINHOS.


Domingo, 02 de outubro, às 19h, no Assentamento Tanquinho, distrito de paus Branco, 54 km da sede do município, foi realizada mais uma exibição de cinema itinerante pelo sertão.
Pela primeira vez que o Cineclube Sesc-Iphanaq acontece naquela comunidade, foi exibido o filme/documentário: Patativa do Assaré- Ave Poesia, marcando o encerramento das comemorações alusivas ao 16º aniversário do Assentamento Tanquinhos.
O documentário de Rosemberg Cariry apresenta Antonio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), sua trajetória de homem simples e sertanejo, que sempre morou na sua Assaré, onde nunca deixou de trabalhar na roça até quando pôde. Segundo o próprio Patativa, o sertão era a fonte maior de inspiração da sua poesia. Homem de poucas letras, mas de uma vasta sabedoria e sensibilidade poética, fez da sua arte a expressão maior de seu protesto contra as injustiças sofridas pelos sertanejos.
Seus versos criticam a situação de pobreza, fome, seca, ditadura militar e o abandono político sofrido pelos sertanejos, diante da insensibilidade política dos governantes, etc. Por tais razões, sua poesia, mesmo após sua morte, é que passou a ser estudada nas escolas e Universidades no Brasil e exterior.
É sem dúvida, um dos mais ilustres cearenses do século XX, onde através de suas rimas mostrou uma realidade injusta e violenta para com os pobres, e que ainda persiste em nosso contexto atual, diante do abandono político sofrido pelo nosso povo.
Para a professora Marcleide Monteiro, líder comunitária do Assentamento, “o filme/ documentário: Patativa do Assaré, além de ser um momento inédito na comunidade, pois o povo daqui nunca teve oportunidade de ir ao cinema, foi importante para rememorar a luta pela terra e a reforma agrária, que estamos realizando há 16 anos aqui, e que Patativa era também um defensor dessa causa”.
O projeto Cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim, que de maneira itinerante, uma vez por mês leva cinema de graça as comunidades do sertão do município. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Rádio difusora Cristal.
Informações: IPHANAQ: (88) 9220-0056/ 9926-1048.
SESC-Ler: (88) 3441-1402.




Texto: Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário