sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CINECLUBE SESC-IPHANAQ REALIZA PELA 3ª VEZ EXIBIÇÃO NA VILA DE ENCANTADO


Foi realizado no dia 19 de outubro, na Escola Aloísio Barros Leal, distrito de Encantado, 45 km, da sede do município, mais uma exibição de cinema pelos sertões de Quixeramobim. Na terceira vez que o Cineclube Sesc-Iphanaq retorna aquela comunidade, exibiu ao público presente o filme O QUINZE, direção de Jurandir Oliveira.
Gravado nos sertões de Quixadá em 2007, o filme retrata ao ano de 1915, quando no sertão central do Ceará, uma grande seca dizimou boa parte da população local. A jovem professora Conceição (Karina Barum), que trabalha em Fortaleza, passa férias na fazenda de sua avó Mãe Inácia, no município de Quixadá. Lá ela convive com os problemas da seca, além de se envolver com seu primo Vicente (Juan Alba). Ele é fazendeiro e está apaixonado pela prima, mas no momento concentra toda sua atenção no combate a uma prega de carrapatos e em salvar o gado da fome. Np município também vive Chico Bento (Jurandir Oliveira), que trabalha como vaqueiro na fazenda de Dona Maroca. Quando recebe ordem de se retirar do local. Chico negocia com Vicente sua pequena criação em troca de uma burra velha e uma quantia em dinheiro. Ela então parte com sua família rumo a Fortaleza, enfrentando as dificuldades do percurso. Tenta viajar para o amazonas, mas desiste quando consegue umas passagens e segue com destino a São Paulo.
Segundo Ailton Brasil, que coordenou essa exibição com o Edmilson Nascimento, o público gostou muito do filme. Além de apresentar um cenário bem real do nosso sertão dentro do contexto da época, nos permite uma melhor compreensão da seca de 1915 e das dificuldades enfrentados pelos sertanejos em busca da sobrevivência.
O projeto Cineclube é uma ação cultural realizada pela Ong. Iphanaq e pelo SESC-Ler de Quixeramobim, que uma vez por mês de maneira itinerante exibe filmes nacionais na zona rural do município. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Rádio Difusora Cristal.
Informações: IPHANAQ: (88) 9220-0056/ SESC-Ler: 3441-1402
www.patrimoniovivo.com.br / www.patrimonioiphanaq.blogspot.com





Texto: Neto Camorim
fotos: Edmilson Nascimento e Ailton Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário