quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CINECLUBE SESC-IPHANAQ CONCLUI 3º ANO DE ATIVIDADE COM EXIBIÇÃO NA COMUNIDADE DE FORQUILHA


O cineclube SESC-IPHANAQ realizou no dia 20 de dezembro na comunidade de Forquilha, 43 km da sede do município, após a novena do padroeiro daquela comunidade Menino Jesus, exibição dos documentários produzidas pelos alunos do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo ano I. O Forró, Boi de Reisado do Mestre Piauí e a Ponte Metálica, produções realizadas em 2010 em parceria com o projeto Interações Estéticas com residências em ponto de cultura da FUNARTE, coordenadas pelo documentarista Alexandre Veras.
Segundo a professora Francisca Alves Andrade, que faz parte da coordenação da festa do padroeiro e dos trabalhos pastorais da comunidade, “essa exibição foi algo inédito. A maioria do público, presente nesse evento nunca teve a oportunidade de ir ao cinema na vida. Essas apresentações proporcionaram uma alegria muito grande, só veio animar os festejos de nosso padroeiro, com uma programação cultural de qualidade, possibilitando muitos conhecer a nossa cultura. Seja o reisado, o forró ou a ponte metálica, são manifestações culturais importante de nosso município, e que fazem parte de nossa vida. Infelizmente, poucos valorizam nossas raízes culturais. Mas iniciativas como essas, realizadas pelo IPHANAQ e o SESC, através do cinema, contribuirá para que as pessoas possam conhecer e valorizar a nossa cultura”. Conclui.
Com essas exibições na comunidade de Forquilha, o cineclube SESC-IPHANAQ conclui seu terceiro ano de atividade, levando de forma itinerante cinema nacional gratuito às comunidades rurais de Quixeramobim. Durante o ano de 2011, o projeto esteve presente em 12 comunidades de todos os distritos, oportunizando um público de 876 terem acesso ao cinema.








Texto; Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves e Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário