terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CINECLUBE SESC-IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO DE CURTAS DA FESTA DA PADROEIRA DE LAGOA CERCADA


A comunidade de Lagoa Cercada, distrito de Manituba, 47 km da sede do município, recebeu no dia 02 de dezembro, pelo segundo ano consecutivo, durante as festividades de sua padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição, exibição de filme do Cineclube SESC-IPHANAQ.
Desta vez foi exibido no pátio da Igreja após a novena, dois curtas que tratam da história do cinema brasileiro. O primeiro a ser exibido foi Cine Holiúdy- o artista contra o caba do mal. Uma produção cearense de Halder Gomes, que apresenta a história de Francisgleydisson, o proprietário do Cine Holiúdy, um modesto cinema no interior do Ceará nos anos de 1970. O projetor tem um defeito súbito, mas ele consegue resolver de forma criativa e inusitada.
O segundo curta da noite, foi Simião Martiniano, o camelô do cinema. Documentário que usa a ficção para falar sobre cinema, na perspectiva de um cineasta-camelô alagoano, radicado em Pernambuco desde a década de 1950.
Segundo Antonia Faustino Barbosa (Elizoneide), que faz parte da coordenação da festa da padroeira da comunidade, essas exibições de filmes realizadas pelo Cineclube Iphanaq, “além de ser mais uma atração cultural durante a festa, oportuniza as pessoas a terem acesso ao cinema de forma educativa, pois as discussões realizadas permitem os presentes refletirem a partir das questões levantadas no debate após o filme. São histórias que certa maneira está inserida no contexto sócio cultural da comunidade recontadas através do cinema”.
A ONG. IPHANAQ aproveitou a momento dos festejos da padroeira para fazer o registro em vídeo (feito por Elistênio Alves) da celebração da novena conduzida pela comunidade de Carnaúba, responsável da noite.
O projeto Cineclube é uma ação cultural realizada pela ONG. IPHANAQ e o SESC-Ler de Quixeramobim, que uma vez por mês exibe filme de maneira itinerante pelo sertão do município. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Rádio Difusora Cristal (programa secretário do povo).






Texto: Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves e Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário