segunda-feira, 21 de maio de 2012

CINECLUBE SESC-IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO NA COMUNIDADE DE CIPÓ



O Cineclube SESC-IPHANAQ realizou no dia 19 de maio, às 19h, na comunidade de Cipó- distrito de Damião Carneiro, região do Pirabibu, distante 32 km da sede do município, mais uma exibição de cinema pelo sertão.
                                     Desta vez foi apresentado o filme: A saga do guerreiro alumioso, de Rosemberg Cariry. Toda a história do filme acontece em Aroeiras, cidade fictícia dos sertões do Ceará, onde vive Genésio, velho, viúvo, sem filhos, aposentado. Ele preenche a solidão bebendo cachaça e contando histórias e bravatas sobre os antigos cangaceiros. Na pequena cidade, as autoridades são alvo da crítica popular, em brincadeiras como o “serra velho” e a “malhação de Judas”, que geram conflito com a polícia. Os poderosos locais tentam controlar a direção do sindicato rural e a tensão cresce na cidade. É quando surge a louca Delfina, que profetiza a chegada de um restaurador da ordem e da justiça, e Rosália, artista que “virava cobre” em espetáculo de feira. “Um filme bem interessante, onde é possível fazer várias reflexões políticas, culturais e sociais de nossa história ainda dominada pela visão dos poderosos, mais que mesmo assim, o povo nunca deixou de lutar”. Destacou Ailton Brasil, presidente do Iphanaq, que esteve presente ao evento.
É importante destacar que antes do filme principal, foi exibido para o público infantil o curta: A Menina Espantalho, para a alegria da criançada que se divertiu bastante.
Para os moradores da comunidade, que estiverem presente ao filme, foi um momento muito gratificante. “A maioria das pessoas do sertão nunca teve oportunidade de freqüentar cinema. É algo distante de sua realidade. Daí a importância desse momento na comunidade, no qual ficamos muito gratos”. Ressaltou a senhora Meirilene Barbosa.
O projeto cineclube é uma ação cultural da Ong. iphanaq e do Sesc-Ler de Quixeramobim, que mensalmente realiza exibições itinerantes pelas comunidades rurais do município. Tem o apoio da Rádio difusora Cristal e do Sistema Maior de Comunicação.








Texto: Neto Camorim
Fotos: Ailton Brasil e Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário