domingo, 13 de maio de 2012

GRUPO DE LEITURA SERTÕES E MEMÓRIAS DESBRAVAM A TERRA EM SEU SEGUNDO ENCONTRO



Foi realizado no dia 11 de maio, na casa de Antonio Conselheiro, o segundo encontro do grupo de leitura: Sertões e Memórias, onde foi concluída a leitura da Terra, primeira parte, da obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha. Abaixo o professor João Paulo Barbosa, escreve sobre o estudo da terra.
Adentramos a Terra. Ali mesmo na Casa do Homem. Quinze de junho, nosso terceiro encontro marcado para saborearmos as mais variadas viagens e (dis) sabores que estavam a nos angustiar, quase nos matando de, acho que sede, pelo clima que discutíamos a todo instante ali naquele banquete. Quanto mais avançávamos Terra adentro, mais o calor das discussões, ou não, aumentava.
Geografia, História, Literatura, crenças, misticismo tudo se misturava nas nossas palavras quando destacávamos flora e fauna e rios e serras e caititus e sericóias e juremas e juazeiros com tudo o que torna tudo isso sacro para o sertanejo e para a Terra. Um sonho não só para qualquer geólogo, mas também para qualquer historiador, literato, desbravador, curandeiro...
Vidas Secas, O Quinze, O Sertanejo, A Guerra do Fim do Mundo, Grande Sertão Veredas e outros fizeram questão de circundar nossas cabeças durante o calor (de novo) do debate, tornando-se assim nossos convidados ilustres. Enquanto nos aproximávamos do the end, eis que surge uma criatura noturna com seu vôo rasante assustando o Danilo que se escondia daquele indefeso morcego que só queria demarcar seu território. Volte Danilo! A luz já o levou de volta, precisamos terminar o banquete na Terra.
Assim finalizamos, enxergando o Euclides como um diretor de teatro verificando o grande palco para apresentar sua peça brasileira levando um Brasil ao outro, o sertão à praia e a praia ao sertão. Avante! O Homem nos espera até “Os Serenos”, para o dia 15 de Junho, assim que o padroeiro de Quixeramobim se despedir de seus festejos na Terra do Homem. 






Texto: João Paulo Barbosa
Fotos: Elistênio Alves, Ailton Brasil e Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário