terça-feira, 29 de maio de 2012

IPHANAQ REALIZA ROTEIRO CULTURAL PARA ALUNOS DO LICEU DE CAMOCIM



A Ong. Iphanaq realizou nos dias 26 e 27 de maio, a 7ª edição do Roteiro Cultural. Guiado pelo centro histórico de Quixeramobim, para os alunos do 3º ano do ensino médio do Liceu de Camocim Dep. Murilo Aguiar, que estavam visitando a cidade no último fim de semana.
O objetivo da visita foi realizar uma aula de campo sobre a vida de Antônio Conselheiro, principal protagonista da guerra de canudos e da obra os “Sertões” de Euclides da Cunha. Atividade esta, coordenada pelo professor de Língua Portuguesa do Liceu de Camocim, Edivaldo Araújo Júnior.
Através de contatos previamente agendados, o Iphanaq preparou um roteiro cultural destacando os principais aspectos da história de Quixeramobim, dando ênfase, a figura de Antônio Conselheiro.
No sábado, 26, foram visitadas a ponte metálica, Igreja Matriz de Santo Antônio, Casa Paroquial, Casa de Câmara e Cadeia, Memorial Antônio Conselheiro, Antiga Estação Ferroviária, Igreja do Rosário e a casa que nasceu Antônio Conselheiro, onde também visitaram uma exposição de Audifax Rios, sobre os 180 anos de Conselheiro, comemorados em 2010. Segundo os visitantes, local mais importante na aula de campo que estava sendo realizada.
Foi na casa que Neto Camorim e Elistênio Alves responsáveis pela execução do roteiro cultural, explicaram a trajetória deste líder quando morou em sua terra natal, onde depois saiu em peregrinação pelos sertões em direção ao norte baiano, se transformando num personagem incômodo aos poderes da época, resultando na famigerada e fratricida guerra de canudos.
No domingo pela manhã foram retomadas as visitas pela cidade. O roteiro cultural teve seqüência no marco do centro geográfico do Ceará, Igreja do Bonfim e do Cemitério e a Barragem. Depois o grupo retornou a Casa de Conselheiro para a apresentação de trechos do monólogo, “Antônio, o Conselheiro”, feito por Elistênio Alves, do grupo Lamberage de Arte e Cultura (GLAC).
Em seguida foram feitos os agradecimentos a equipe do Iphanaq pelo empenho e dedicação durante os dois dias. Assim ressaltou dona Sílvia e a aluna Daniele. Logo após, Neto Camorim ofertou aos visitantes um CD do Boi de Reisado do mestre Piauí e um DVD com três documentários (o Boi, o Forró e a Ponte) produzidos pelos alunos do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo.
Para concluir a visita, a comitiva de Camocim, foi visitar o senhor Manoel Marcílio Maciel, 75 anos, descendente de Antônio Conselheiro. Na oportunidade os alunos fizeram algumas perguntas, sendo prontamente respondidas, sempre ressaltando a bravura e a coragem deste ainda incompreendido personagem de nossa história.
            Segundo o prof. Edivaldo Júnior, “conhecer Quixeramobim foi uma experiência muito gratificante para os alunos e professores que vieram de Camocim. Está na terra de Conselheiro é algo que veio ampliar o conhecimento de todos, pois permitiu um contato direto com suas origens e sua história. Sem contar a receptividade e o acolhimento do Iphanaq e do Liceu de Quixeramobim. Já tínhamos visitado outras cidades realizando aulas com nossos alunos, mas muitas vezes não tem ninguém da cidade para nos acompanhar. Aqui foi bem diferente. Os integrantes da Ong. Iphanaq não mediram esforços, sempre explicando a história da cidade e seu patrimônio cultural. Isso só veio enriquecer o nosso trabalho”.
Ainda destacou, “só lamentamos que infelizmente o memorial de Antônio Conselheiro, seja uma obra inacabada. Pensávamos que encontraríamos um local cheio de estudo e memória sobre Conselheiro, mas isso não aconteceu. De certa forma saímos de Quixeramobim, frustrados em relação e não funcionalidade desse espaço na cidade. Como visitantes, torcemos para que as autoridades locais concluam o memorial, para que a história deste grande líder seja mais valorizada em sua terra”. Concluiu.
O Roteiro Cultural Guiado é uma ação realizada pela Ong. Iphanaq com o apoio do Sistema Maior de Comunicação. Esta edição contou com a colaboração do Liceu de Quixeramobim.
Maiores informações acessem o site: www.patrimoniovivo.com.br ou (88) 9220-0056.















Texto: Neto Camorim
Fotos: Roniere Eloi e Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário