quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CINECLUBE SESC-IPHANAQ REALIZA MAIS UMA EXIBIÇÃO EM NENELÂNDIA



Foi realizado no último sábado, 18 de agosto, as 18:30h no pátio da Escola Francisco Carneiro Sobrinho, em Nenelândia, mais uma exibição itinerante do Cineclube Sesc-Iphanaq na zona rural de Quixeramobim. Na oportunidade foi exibido para o público presente, a maioria alunos de ensino médio, o filme: Bicho de Sete Cabeças.
O filme é baseado em fatos reais, conta a história de Neto (Rodrigo Santoro) um jovem estudante de ensino médio de classe média baixa. Ele não suporta a presença do pai. O pai não se interessa pelo mundo do filho. O vazio entre eles cresce a cada dia. A distância é intransponível. A comunicação termina gerando atitudes radicais, que acabarão colocando Neto atrás dos muros de um manicômio, depois de ser flagrado pelo pai como usuário de maconha.
Segundo Maurício, aluno do 3º ano do ensino médio, que participou do debate, “o filme apresenta várias possibilidades de discussões. Desde os conflitos familiares a questão das drogas que tem destruído a vida de muitos jovens, onde muitas vezes a família não sabe como agir e acaba acontecendo, como foi apresentado no filme. O pai decide internar o filho em um manicômio, sem procurar estabelecer um diálogo e ouvir suas angústias, frustrações e vazio interior. Por causa disso a droga passou a preencher ilusoriamente o espaço que a família não soube ocupar. Foi o que entendi”. Destacou.
Vale ressaltar que antes da exibição do filme, foi apresentado o documentário: Boi de Reisado- do mestre Piauí. Uma produção da Ong. Iphanaq e do ponto de cultura Patrimônio Vivo em parceria como o projeto interações Estéticas- residência em ponto de cultura, da FUNARTES, realizado em 2009 e 2010.
Em seguida o coordenador do cineclube, Neto Camorim entregou a professora Idalina a doação do CD e DVD do mestre Piauí, com as músicas e encarte com as letras para que os alunos conheçam e pesquisem sobre nossa história do boi de reisado e valorizem as nossas manifestações culturais. Todas as escolas públicas pólos da zona rural e as da sede do município irão receber uma cópia deste CD/DVD para difundirem a cultura do boi. Frisou o coordenador.
Idalina agradeceu a doação e disse que o “CD/DVD do boi de reisado, chegou num momento muito oportuno, onde a escola está preparando as comemorações do dia do folclore e será muito importante que os alunos conheçam a cultura do boi de reisado. Muitos nunca viram”. Destacou.
O projeto cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq com o SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente visitam as comunidades rurais do município com exibições de cinema gratuito. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação.







Texto: Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário