quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ONG IPHANAQ ENTREGA CDs e DVDs AO MESTRE PIAUÍ



“Isso que tá acontecendo agora é muito importante pra gente. É uma conquista pra todo o povo que faz reisado aqui”. Foi com essa frase que Antônio Batista da Silva, o Mestre Piauí, recebeu os exemplares do trabalho “Boi de Reisado de Quixeramobim”, entregue na residência do Mestre, no Alto da Colina, pelos integrantes da ONG Iphanaq.
  O CD possui 23 faixas, entre músicas e homenagens, acompanha encarte com letras das canções, fotografias e créditos dos participantes do Projeto. O CD foi viabilizado através de Termo de Ajuste e Conduta (TAC) mediado pelo IPHAN-Ceará, que contratou a ONG Iphanaq para parte do Projeto ligado a ações de compensação no campo cultural, a partir de multa imposta ligada à demolição parcial do Casarão dos Escravos, a Casa de José Felício.
Memória Musical - Com a redução de custos, o Iphanaq conseguiu viabilizar também o CD “Rabeca Pereira”, iniciando com ele a série Memória Musical, onde o CD “Boi de Reisado Quixeramobim” insere-se como 2º número. Com a distribuição garantida, o Iphanaq agregou ao CD um DVD com três documentários produzidos na cidade pelo Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, gerido pela ONG. “Forró”, “Tempo Passadiço” e “Reisado” são os títulos dos vídeos, realizados por alunos formados em oficinas organizadas pelo Ponto de Cultura/ONG, que ocorreram no Liceu.
As aulas foram ministradas pelo videomaker Alexandre Veras, somando o tempo de oficinas e edição ao Projeto “Interações Estéticas” (Funarte), desenvolvido pelo artista em Quixeramobim como residência cultural no Ponto de Cultura Patrimônio Vivo. O material foi lançado em Quixeramobim na noite de 07 de janeiro deste ano, com apresentação especial do Boi de Reisado na Praça Matriz e distribuição gratuita do trabalho aos presentes, além de repasse aos integrantes da apresentação e aos que participaram das gravações, realizadas na cidade.
 Solicitação e destino - Após reunião com o Iphan, a ONG Iphanaq solicitou oficialmente ao órgão autorização para venda de parte dos Cds (acompanhados de DVD e encarte) objetivando cumprir despesas logísticas relacionadas a ações culturais no município. O pedido foi feito também para venda por parte do Mestre Piauí, que, ao receber as novas unidades, ressaltou a importância de também aplicar recursos obtidos com a venda nas despesas anuais de elaboração do folguedo. Pelo Iphanaq, estiveram presentes durante a entrega, o colaborador Edmílson Nascimento, o Coordenador do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, Neto Camorim e o Coordenador do Projeto Memória Musical pelo Iphanaq, Danilo Patrício. 
Além de unidades repassadas ao Iphan, o Iphanaq distribui os encartes gratuitamente para escolas e espaços de educação e cultura no município. “Além de poder vender pra ajudar a botar o boi na rua, o mais importante é a gente saber que, quando chegar o nosso fim nesse mundo fica um trabalho pra quem fica aqui saber. Desde que eu comecei e mesmo antes de mim, foram muitos os brincaram reisado e se foram, fizeram a viagem, sem ver uma coisa gravada e filmada pra quem viesse depois deles. Agora tá garantido. Por que muitos falam em preservar a cultura e em ajudar a espalhar, mas pra valer mesmo é difícil ver. O que a gente tá vendo agora, com vocês chegando aqui, é uma coisa certa de um trabalho que vocês começaram com a gente há muito tempo, e agora a gente tem a felicidade de receber CD e DVD de vocês, que chegam novamente aqui em casa, e agente vai espalhando mais o reisado”, destaca o Mestre Piauí. 

Como você pode adquirir o Encarte CD/DVD:

Com a ONG Iphanaq: iphanaq@gmail.com     (88) 9926-1048 (com Neto Camorim, a R$ 20,00 encarte completo: CD/DVD/folheto com fotos e canções)

Com o Mestre Piauí: (88) 9466-7988 (preço indicado pelo Mestre)

Mais informações no site: http://www.patrimoniovivo.org.br
Blog: www.patrimonioiphanaq.blogspot.com

Acesse e comente aqui!





Texto: Danilo Patrício
Fotos: Edmilson Nascimento e Danilo Patrício

Nenhum comentário:

Postar um comentário