sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ENCANTADO RECEBE PELA QUARTA VEZ EXIBIÇÃO DO CINECLUBE SESC-IPHANAQ



Na última terça feira, 23 de outubro, na Escola Aloísio Barros Leal, sede do distrito de Encantado, recebeu pela quarta vez a exibição do Cineclube SESC-IPHANAQ. Desde quanto começou o projeto em 2009, a vila de Encantado tem recebido todos os anos exibições de cinema.
O filme apresentado nesta quarta edição para o público presente no pátio da escola, a maioria alunos de ensino médio e professores, foi Por 30 Dinheiros. Direção – Vânia Perazzo Barbosa e Ivan Hlebarov. 
A produção do filme acontece no interior da Paraíba, onde uma trupe mambembe encena A paixão de cristo. Depois de meses de espetáculo, Zé, que interpreta Cristo, e Lula no papel de São Pedro, fogem com o dinheiro acumulado da bilheteria. Na viagem da caatinga ao litoral, os dois são perseguidos pelo diretor e pelo resto da trupe. Cenas da peça se confundem com a realidade em momentos da traição, gozação e delírio, um misto de situações tragicômicas e surreais. Misticismo, valores novos e arcaicos revelam, metaforicamente a região Nordeste em meio à globalização.
Após a exibição os professores Cláudio e Derlângia fizeram comentário durante o debate, destacando fatos apresentados no filme. “Eles servem para a gente refletir sobre a nossa realidade, inclusive aprofundar a discussão em sala de aula. É um projeto muito importante esse do Iphanaq, de possibilitar as comunidades rurais do município de conhecer um pouco mais o cinema nacional, enquanto ação política e pedagógica e acima de tudo educativa através das discussões de geram após o filme. Isso é fundamental para a formação de nossos jovens principalmente”. Destacou a professora Derlângia.
É importante destacar que antes de iniciar a exibição do filme Por 30 dinheiros, foi apresentado o documentário, boi de Reisado de Quixeramobim, do mestre Piauí. Após a apresentação do vídeo o coordenador do cineclube, Neto Camorim fez a entrega do CD/DVD do boi de reisado, que está sendo entregue em todas as escolas do município gratuitamente, numa produção do IPHANAQ e da SM Publidades através do Projeto Memória Musical, financiado pelo IPHAN-CE.
O projeto cineclube é uma realização do Ong. Iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente leva cinema gratuito as comunidades rurais de Quixeramobim. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.

                      
    






Texto: Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves e Fausto Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário