segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ELISTÊNIO ALVES APRESENTA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DA ROMARIA DE CANUDOS NO PAPO CULTURAL


Em virtude do não comparecimento do convidado do Papo Cultural desde mês, Sr. Marcílio Maciel, por está doente, o integrante da Ong. Iphanaq, Elistênio Alves, apresentou no dia 26 de outubro na casa de Conselheiro, no 21º Papo Cultural, uma exposição fotográfica em projeção na parede, da 25ª Romaria de Canudos, realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, no qual esteve presente, juntamente com o Neto Camorim e João Paulo Barbosa.
Na ocasião, Elistênio falou da sua alegria de ter conhecido Canudos, terra que foi palco do massacre de milhares de sertanejos no século XIX. “Foi uma emoção muito grande. Então aproveitei o momento da visita para fotografar as principais referências que ainda existem e são preservados na cidade. Tanto em relação da guerra de canudo, como a Antônio Conselheiro”. Destacou.
Durante a exposição foi comentando as fotos do Memorial, Parque Estadual de Canudos, local das últimas batalhas da guerra, o Açude Cocorobó e rio Vaza Barris, além de fotografias da romaria, da mesa redonda e cenas do cotidiano da cidade.
Além da exposição, foi exibido o documentário “Sobreviventes- Filhos da guerra de Canudos”. Filme de Paulo Fontenelle. Através de depoimentos de sobreviventes e seus filhos são reconstituídos os acontecimentos da Guerra de Canudos, ocorrida no final do século XIX.
Segundo Neto Camorim a exibição desse documentário é uma homenagem a todos os conselheiristas que neste mês de outubro rememoram o fim da guerra de canudos.
Após esses dois momentos aconteceu um proveitoso debate onde se discutiu a possibilidade de uma aproximação entre Quixeramobim e Canudos, já a partir do Conselheiro Vivo 2013.




Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento e Roniere Eloi

Nenhum comentário:

Postar um comentário