domingo, 11 de novembro de 2012

PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ INAUGURA SEDE DA PROMOTORIA PÚBLICA DE QUIXERAMOBIM



Na manhã do dia 09 de novembro foi inaugurado em Quixeramobim o prédio onde passou a funcionar o Ministério Público Estadual de Quixeramobim. Na ocasião estiveram presentes várias autoridades judiciárias do Estado do Ceará, promotores, juízes, advogados, estudantes de direito, políticos além de setores da sociedade civil prestigiando o evento.
A solenidade foi marcada pelos discursos do promotor que responde interinamente por Quixeramobim e pelo Procurador de Justiça do Estado do Ceará. Em seu discurso, Dr. Marcelo Gomes Maia Pires que atualmente responde pela comarca de Quixeramobim destacou a importância do Ministério Público dentro da sociedade brasileira principalmente a partir da Constituição de 1988, onde passou a ter instrumentos que possibilitou uma atuação mais efetiva junto à sociedade brasileira.
Em seguida tivemos o discurso do Procurador Geral de Justiça do Ceará Dr. Ricardo Holanda Cavalcante Machado, que bem antes do início da solenidade encontrava-se no local anfitriando a todos que chegavam para prestigiar a inauguração. Ao iniciar seu discurso o Ricardo Machado destacou a importância do Ministério Público como órgão essencial na defesa dos direitos do cidadão. Endossou em alguns momentos partes da fala de seu antecessor quando destacou a importância da Constituição de 1988 nesse processo. Destacou ainda que tudo o que o Ministério Público faz nada mais é do que cumprir aquilo que as instâncias do poder legislativo faz as leis e muitas vezes acabam desagradando à classe política.
Segundo Ricardo Machado o trabalho executado pelo Ministério Público tem avançado nos últimos anos, mas, o que se faz é apenas 40% de tudo que se deveria fazer. Relatou em sua fala a dificuldade para se chegar ao final de um processo seletivo para a escolha de promotores, a falta de equipamento adequado para o trabalho, a insegurança a que vivem submetidos muitos agentes da justiça quando enfrentam determinadas situações.
Para finalizar destacou a importância da inauguração do prédio e agradeceu a colaboração de todos que ajudaram para que fosse possível o funcionamento do Ministério Público, a todos que estiveram presente na solenidade. Em seguida foi descerrada a placa comemorativa e todos foram convidados a participar de um coquetel e conhecer as novas instalações do prédio do Ministério Público.
Ainda no mesmo dia foi protocolado na promotoria ofícios do IPHANAQ solicitando ações do ministério público ligado à questão do Memorial Antonio Conselheiro entre outros. (Ou seja, inauguramos o novo prédio).

Texto: Ailton Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário