sábado, 6 de outubro de 2012

IPHANAQ APRESENTA PROPOSTAS PÚBLICAS PARA A GESTÃO DA CULTURA





A “Carta da Cultura” foi entregue às duas candidaturas que disputam a prefeitura do município, assinada apenas pelo candidato Rômulo Coelho (PSB). Confira propostas e detalhes sobre a articulação da ONG Iphanaq
O Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (ONG Iphanaq) apresenta propostas da “Carta da Cultura”. O Documento é fruto de debates da instituição com a sociedade civil em Quixeramobim, a partir de discussão entre os integrantes e ações da entidade no município, desenvolvidas através de Projetos como o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo (que acontece no Liceu), o Papo Cultural e Grupo de Leitura Sertões e Memórias, na Casa Antônio Conselheiro, e o Cineclube SESC-IPHANAQ, com apresentação mensal de filmes nos distritos de Quixeramobim.
Propostas - “A Carta da Cultura é um conjunto de propostas resultantes da nossa visão ação no município, já desde 2004. Elas sintetizam nosso entendimento de Cultura construído com a população e nos servem de mote para cobrança e acompanhamento da futura gestão na área, independente de quem lá esteja”, afirma o presidente da ONG Iphanaq, Aílton Brasil.
Ainda 48 horas antes de ser divulgado à população, o documento foi encaminhado às duas candidaturas que disputam a Prefeitura de Quixeramobim, com espaço ao final para assinatura dos candidatos, como forma de assumir o compromisso com as propostas, e dialogar a partir das mesmas na futura Gestão municipal do município (veja link). O documento foi entregue às candidaturas na quarta-feira, 03 de outubro, com prazo estabelecido para retorno dos candidatos na sexta-feira, 05 de outubro, 12h. Na semana anterior, o documento fora enviado às candidaturas pelos e-mails de contato disponibilizados nos sites oficiais. A Carta da Cultura registra a assinatura do candidato Rômulo Coelho (PSB), após entrega e contato com o Coordenador Cândido Filho. O documento com propostas de Gestão Cultural não contou com apoio do candidato Cirilo Pimenta (PSD), que não firmou compromisso com as mesmas. O documento foi entregue no comitê ao advogado Ricardo Cavalcante, que representa a candidatura. Em seguida, o mesmo recebeu contatos do Iphanaq, afirmando que conversaria sobre as propostas com o candidato Cirilo, e retornaria com posicionamento, o que não ocorreu até a noite de ontem, sexta, conforme combinado. 
A entidade possui os registros dos contatos realizados, pelo telefone e pela internet. 
Construção - O mais importante é que o documento possui construção permanente, aberto a sugestões da população a partir dos espaços do Iphanaq, pelos quais a entidade divulga as propostas a partir de agora. As mesmas são apresentadas também como frente de desenvolvimento construído coletivamente em Quixeramobim. Confira as propostas no link, estando às mesmas abertas para que você comente. 






Texto: Danilo Patrício
Foto: Elistênio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário