segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CINECLUBE IPHANAQ INICIA EXIBIÇÕES DE 2013 NO ASSENTAMENTO VISTA ALEGRE



Dando início ao calendário de exibições de 2013, o Cineclube Iphanaq, esteve no dia 26 de janeiro, pela primeira vez no assentamento Vista Alegre, distrito de Paus Brancos. Na ocasião foi exibido na referida comunidade dois filmes. O primeiro foi o documentário Boi de Reisado do Mestre Piauí. Produção dos alunos da primeira turma de formação do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, realizado em 2010. O segundo filme apresentado foi Corisco e Dadá, do cineasta cearense Rosemberg Cariry.  
O filme trás a história do Capitão Corisco, conhecido como Diabo Louro é famoso por sua crueldade, valentia e beleza. Corisco rapta Dadá quando esta tinha 12 anos, condenando-a a difícil vida de cangaço. A partir daí a vida do cangaceiro transforma-se por completo. Ele é um condenado de Deus, cujo destino é lavar com sangue os pecados do mundo. Dadá, que a princípio o odiava, vê o companheirismo, entre lutas e dificuldades, transformar-se em amor. É o amor de Dadá que humaniza o Corisco e determina sua nova história. A história de um amor impossível, uma visão trágica e fascinante do homem e do sertão.
Estiveram presentes prestigiando o evento no Assentamento Vista Alegre, o coordenador do cineclube, Neto Camorim, o presidente da Ong. Iphanaq, Ailton Brasil, além de Danilo Patrício, Edmilson Nascimento, Fausto Lopes (motorista), João Paulo, Socorro e Ciro da Silva Barbosa, que mobilizaram a comunidade para a exibição do cinema, além de prestigiaram a comitiva com um delicioso jantar e depois pipoca.
Após as exibições foi realizado debate mediado por João Paulo Barbosa, onde alguns dos presentes fizeram reflexões dos filmes contextualizando com a realidade.

Neto Camorim- Coordenador do Cineclube Iphanaq











Texto: Neto Camorim
Fotos: Danilo Patrício e Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário