segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

OSVALDO COSTA APRESENTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NO PAPO CULTURAL



“É com muita emoção que estou aqui na casa onde nasceu Conselheiro apresentando essa pesquisa. Esse momento pra mim tem um simbolismo muito grande”. Foi com essa frase que o psicólogo, Osvaldo Costa Martins, iniciou a apresentação da sua dissertação de mestrado em Psicologia no dia 25 de janeiro na casa de Antônio Conselheiro. Sua pesquisa tem como tema: Os manuscritos de Antônio Conselheiro: Culpa e identificação na religião do filho. (uma resposta à Igreja e ao Estado), realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2012.
            Inicialmente o coordenador do evento, Neto Camorim, fez uma breve apresentação do convidado, agradecendo a sua presença na 24ª edição do papo cultural. Em seguida, Osvaldo Costa fez a apresentação de seu trabalho, destacando aspectos mais relevantes da sua pesquisa.
            Na primeira parte de sua fala destacou a trajetória de Antônio Conselheiro e a construção de seu legado durante toda a sua peregrinação pelo sertão nordestino, desde a sua saída de Quixeramobim até se fixar no norte baiano e fundar a comunidade de Belo Monte, posteriormente chamada de Canudos.
Na segunda parte, destaca com mais ênfase o tema de sua pesquisa. Trata-se de uma leitura psicanalítica dos dois Manuscritos de Antônio Conselheiro. De acordo com as hipóteses por ele analisadas em relação a estes, dois pontos: (1) suas prédicas revelam culpa e identificação naquilo que Freud chamou de Religião do Filho.
Considerado legítimo no período do Império, com o advento da Romanização e da República, Antônio Conselheiro passou progressivamente a ser visto como inimigo da Igreja e do Estado; (2) os Manuscritos expressariam também uma resposta a esta nova condição: por meio de uma intensificação de sua fé, Antônio Conselheiro se legitima pela renúncia ao desejo, o sacrifício de si e aquilo que Freud chamou de
reconciliação do filho com o Pai.
Após a apresentação, aconteceu um importante debate com a intervenção de vários dos presentes. Logo após o debate, o presidente da Ong. Iphanaq, Ailton Brasil, entregou ao convidado uma menção honrosa, que foi repassado para suas mãos pelo jornalista Danilo Patrício.
O projeto Papo Cultural é uma ação desenvolvida pela Ong. Iphanaq que na última sexta feira de cada mês recebe convidados na casa de Antônio Conselheiro. É uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural e educacional de nosso município.








Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento e Danilo Patrício

Nenhum comentário:

Postar um comentário