terça-feira, 25 de junho de 2013

GRUPO DE LEITURA “SERTÕES E MEMÓRIAS” ENCERRAM A LEITURA DE “O QUINZE” COM EXIBIÇÃO DE FILME


Sábado, dia 15 de Junho, após o fervor das festividades do Santo Casamenteiro de Quixeramobim, vindo de Portugal, reunimo-nos na Casa do Velho Conselheiro, outro Antônio, para fecharmos “O Quinze”. E fechamos, com chave de ouro. Com uma sessão de cinema: “O Quinze”, o filme homônimo. Uma verdadeira obra de arte cinematográfica. O cenário? O mesmo do romance de Rachel. Os sertões de Quixadá.
Compartilhamos as ultimas impressões do livro e partimos para uma comparação entre a obra no papel e a obra na tela. Foi uma viagem tal qual a que tivemos ao ler o livro. Atentamente estávamos ali com as pupilas grudadas na tela e recorrendo vez por outra ás páginas do livro que parecia estarmos vendo em tamanho maior e digitalizadas com imagens e sons.
           Cada cena, uma página. Um comentário. Uma lembrança. Uma citação. Uma comparação. E a vontade de voltar ás páginas já amassadas do que escreveu a nossa Rachel. Jurandir Oliveira, o diretor do filme, soube muito bem escolher os atores e cenários e foi muito fiel ao romance, pois não deixou de retratar a mesma história de resistência e coragem e vida de homens e mulheres que se cruzam, durante um período de seca devastadora, criada pela escritora de Quixadá.
Até! Outros sertões nos esperam


João Paulo Barbosa- Coordenador do grupo de leitura “Sertões e Memórias”






Texto: João Paulo Barbosa
Fotos: Edmilson Nascimento e Rebeca Ravete

Nenhum comentário:

Postar um comentário