segunda-feira, 1 de julho de 2013

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO NA COMUNIDADE DE PASTA


O Cineclube Iphanaq realizou no dia 29 de junho na comunidade de Pasta, distrito de Passagem a exibição do filme, “A saga do Guerreiro Alumioso”, dirigido pelo cearense Rosemberg Cariry.
O filme, que é o segundo longa-metragem do cineasta, traz como cenário, Aroeira, uma cidade fictícia dos sertões do Ceará. Na trama, as autoridades são alvo de crítica popular. Os poderosos locais tentam controlar a direção do sindicato rural e a tensão cresce na cidade.
Na cidade, vive Genésio, um viúvo aposentado que preenche a solidão bebendo cachaça e com conversas de botequim sobre os tempos de Lampião. Baltazar, líder camponês, não acredita em mito do passado e vê na luta política organizada a alternativa possível de se mudar a realidade.
Enquanto as autoridades são alvos de piadas e a elite tenta controlar a direção do sindicato rural, entre em cena Delfina, uma figura estranha que profetiza a vinda de um restaurador da ordem e da justiça. Em meio a essas loucuras, Aroeiras é palco de tragédias, romances e nostalgia.
Segundo a professora Socorro Fernandes, moradora da comunidade “o filme de Rosemberg Cariry, apresenta vários aspectos de nossa realidade que assim como no filme devem ser criticados. Vivemos ainda numa sociedade onde a negação de nossos direitos acontece diariamente, e muitos não acreditam na organização coletiva como possibilidade de transformação da realidade. Devemos, portanto, criticar a classe política quando eles não trabalham em benefício da maioria da população”. Destacou.
O projeto cineclube é uma ação cultural da Ong. Iphanaq em parceria como SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente viaja as comunidades rurais do município com exibição de cinema nacional e gratuito. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação.


Neto Camorim- Coordenador do Cineclube Iphanaq



Texto: Neto Camorim
Fotos: Ciro Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário