segunda-feira, 8 de julho de 2013

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO NA ABERTURA DA FESTA DA PADROEIRA DE FOGAREIRO















No dia 05 de julho, pelo terceiro ano consecutivo, o Cineclube Iphanaq esteve realizando exibição de cinema durante os festejos da padroeira da comunidade de Fogareiro, Sagrado Coração de Maria. Este ano a apresentação de cinema aconteceu na abertura da festa após a novena, com as exibições do curta, “Cine Holiúdy”, de Halder Gomes, do documentário “Uma nação de gente”, de Margarita Hernández e Tibico Brasil e do curta infantil “Devoção”, de Rafael Ferreira.
Inicialmente foi apresentado para o público infantil, o curta “Devoção”, que conta a história de uma jovem muito devota, que freqüenta uma igreja no interior. Seu rosto está sempre coberto com um véu, despertando boatos e a fantasia de todos na cidade. O Sacristão da igreja, muito curioso, decide investigar o mistério em torno da moça e acaba passando pelas maiores confusões para conseguir ver seu rosto.
No segundo filme exibido, Francisgleydisson é o proprietário do Cine Holiúdy, um modesto cinema no interior do Ceará nos anos 70 do século passado. Durante e sessão de cinema o projetor tem um defeito súbito, mas ele consegue resolver de forma criativa e inusitada.  
Para concluir foi apresentado o documentário “Uma nação de gente”. Um encontro de gerações, duas visões de um mesmo mundo. O cenário é o sertão cearense, uma das regiões mais secas do país. Os personagens são quatro vaqueiros: dois mais jovens e pragmáticos: os outros dois veteranos e românticos. Eles nos falam com orgulho das tarefas mais simples de seu cotidiano e questionam o destino de sua profissão.
Segundo Carlos André, coordenador dos trabalhos pastorais na comunidade, a presença do cineclube Iphanaq nos festejos da padroeira de Fogareiro durante esses três anos com essas exibições tem contribuído para primeiramente fazer a comunidade conhecer um pouco de cinema. Segundo valorizar a parte cultural da festa, além de possibilitar a partir do cinema uma reflexão da realidade social e cultural.
O projeto Cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq em parceria com o SESC-Ler de Quixeramobim, com o apoio do Sistema Maior de Comunicação.

















Texto: Neto Camorim
Fotos: Carlos André e Luciene Jalles

Nenhum comentário:

Postar um comentário