segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ASSENTAMENTO TAPAJÓS RECEBE EXIBIÇÃO DO CINECLUBE IPHANAQ


No último dia 23 de agosto, o Assentamento Tapajós, distrito de Belém, recebeu pela primeira vez, o Cineclube na Escola Dep. Moreira da Rocha daquela comunidade.
A sessão de cinema começou com a exibição do curta “Vida Maria”, onde as crianças participaram do debate ativamente. Segundo o coordenador do cineclube, Neto Camorim, durante esses quase cinco anos de cineclube pelo sertão, poucos vezes aconteceu uma discussão tão interessante com as crianças, onde elas de fato falaram espontaneamente, como aconteceu no assentamento Tapajós. Isso é muito gratificante. Só respalda a importância cultural e educativa desse projeto. Destacou.
Após esse momento para o público infantil, foi exibido para o público em geral, o filme os “Narradores de Javé”, de Eliane Café. O filme apresenta seu enredo a partir da pequena cidade de Javé que será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade - mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever. Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o escrivão da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado.
Segundo os moradores da comunidade, aqueles que participaram do debate, eles destacaram que esse filme retrata bem a importância de se preservar nossa história e nossa memória, aonde muitas vezes os que vêm de fora usam o discurso do “progresso” para destruir nossas raízes e nossa cultura.  Outros colocaram na sua fala os agradecimentos ao Iphanaq ao permitir que a comunidade dormisse um pouco mais tarde, com um programa cultural tão interessante, pois como sempre acontecem todos ficam nas suas casas assistindo novela, que não permite que a gente tenha uma conversa como essa após sua exibição. Muito menos discutir as questões da nossa realidade como aconteceu após o filme.
Portanto queremos agradecer e dizer que a comunidade está de braços abertos para que vocês voltem quando quiser. Finalizou a professora Vildenis.

O projeto Cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq com o apoio do SESC-Ler e do Sistema Maior de Comunicação, que todo mês viaja ao sertão do município de Quixeramobim com exibição de cinema nacional gratuito.














Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário