segunda-feira, 6 de outubro de 2014

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO NA FESTA DO PADROEIRO DE CARNAUBINHA













O Cineclube Iphanaq esteve no dia 30 de setembro na comunidade de Carnaubinha, distrito de Manituba, após a novena do padroeiro São Francisco, realizando pela primeira vez, exibição de cinema naquela comunidade.
Os filmes apresentados foram o curta “Calango Lengo” e o documentário “Expedição Retrato da Seca”. Este documentário produzido pela TV Tribuna, em 2013 aborda o ciclo da seca na região do semi-árido do Rio Grande do Norte, no nordeste brasileiro. A seca, a falta d’água nos açudes, a impossibilidade de irrigação, a morte das lavouras e do gado são problemas vivenciados pelos pequenos produtores rurais do sertão potiguar. Apesar do crescimento econômico da região nordeste, a desigualdade social ainda persiste por falta de políticas públicas de resolvam a situação de penúria e desrespeito ao sertanejo a cada período de longas secas como agora de 2012 a 2014.
Após a exibição teve um momento de debate onde foi discutida a situação pelo qual o nosso sertão cearense também está passando nesse período de seca que tem afetado não só o campo, mas também muitas cidades que estão sem água potável para o consumo humano.
Segundo os moradores da comunidade a presença do cineclube na festa do padroeiro, além de ser uma atração cultural diferente possibilitou refletir sobre a difícil situação de seca que tem assolado a nosso município bem como todo o semi-árido nordestino.
O projeto cineclube é uma ação cultural do Ong. Iphanaq com o apoio cultural do SESC-Ler e do sistema Maior de Comunicação, que todo mês realiza exibição de cinema nacional e gratuito nas comunidades do município de Quixeramobim.





Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento e Fausto Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário