terça-feira, 21 de outubro de 2014

IPHANAQ PARTICIPA DA 27ª ROMARIA DE CANUDOS


De 17 a 19 de outubro a Ong. Iphanaq, através de seus representantes Neto Camorim, Edmilson Nascimento e João Paulo Barbosa estiveram na cidade de Canudos- BA, participando da 27ª Romaria.
Este ano a Romaria teve como tema: “Canudos, Liberdade e Dignidade Para o Sertão” e o lema: “libertar a terra, a água, as mãos e o coração”. A romaria é uma realização da Paróquia de Santo Antônio de Canudos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Canudos, UNEB, Projeto Canudos- Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável e de diversas entidades parceiras na realização desse evento, que sempre acontece no terceiro final de semana de outubro.
A programação da romaria teve início no dia 17 as 19:30 no memorial Antonio Conselheiro com as atividades da UNEB e do Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável e Projeto Canudos. Foram apresentados os resultados das oficinas de teatro e audiovisual realizadas durante a semana e teve uma palestra com o professor Edvaldo Boaventura, Ex-Reitor da UNEB, que falou sobre as produções acadêmicas sobre o tema Canudos.
No sábado, dia 18, as atividades deram início às 8 da manhã com visita ao IPMC (Instituto Popular Memorial de Canudos), ao Memorial Antônio Conselheiro. Ao Mirante e Parque Estadual de Canudos, a critério de cada caravana visitante. Durante essa programação da manhã, o professor Neto Camorim não integrou a comitiva de Quixeramobim nessas visitas, pois estava participando de uma entrevista na Rádio Atividade FM de Canudos das 10 às 11h.
Durante o almoço articulado pelo professor Carlos Carneiro para a comitiva de Quixeramobim e amigos das cidades vizinhas, que por ideia de Neto Camorim, toda romaria tem se encontrado para se confraternizar e se aproximar ainda mais nos laços de solidariedade e dignidade como defendia Conselheiro, foi preparado na comunidade de 150, distrito de Canudos pela professora Maria Augusta o tão famoso “Melelego”, prato típico de Canudos. Uma comida gostosa, que se caracteriza por uma mistura de vários ingredientes e variedades de carnes e temperos, acrescentado de arroz e macarrão. Uma delícia que foi saboreada pelos presentes ao almoço patrocinado pelos amigos de canudos aos seus amigos presentes da romaria.
No período da tarde, às 15h aconteceu o desfile histórico com os alunos da rede municipal e estadual. As 20h a celebração ecumênica em frente ao IPMC e às 21h a mesa redonda, que teve como convidados o João Reis- professor de história da rede municipal e estadual em Canudos e do ambientalista Roberto Valverde (Gogó) de Juazeiro-BA, que refletiram sobre o tema da romaria. Em seguida aconteceu um debate.
Após esse momento foi realizada a noite cultural com a apresentação teatral e musical de voz e violão de Isael de Paulo Afonso-BA e show de Bião de Canudos, que cantou para o público presente algumas das músicas de seu novo disco. Além de feira de artesanato e comidas típicas da região.
No domingo, 19, as 05:30h a Alvorada, as 6h- Celebração Eucarística, presidida pelo bispo da diocese de Paulo Afonso no qual pertence a Paróquia de Canudos. Após a celebração teve a caminhada até o Mirante do Conselheiro, momento de despedida e bênção final.

Segundo João Paulo Barbosa que há três anos consecutivo participa da romaria, esse evento em sua opinião tem muita importância para rememorar e celebrar a memória da Guerra de Canudos e do seu líder Antônio Conselheiro e de seus seguidores, os sertanejos que junto construíram um projeto de vida digna no sertão baiano, e logo as forças da elite dominante veio a destruir. Além de ser um momento de integração daqueles que estudam e valorizam a história desse genocídio praticado contra os sertanejos no final do século XIX.  Para Quixeramobim em especial, também é momento de articular a participação de Canudos no “Conselheiro Vivo” 2015, evento realizado na terra natal de Conselheiro na semana do 13 de março.









Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento e João Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário