domingo, 4 de outubro de 2009

IPHANAQ PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE QUIXERAMOBIM

No dia 30 de setembro de 2009 aconteceu na Universidade Aberta do Brasil a II Conferência Municipal de Quixeramobim. A conferência aconteceu com a participação de um grande número de pessoas dos mais variados seguimentos sociais. Professores, artesãos, secretarias municipais, organizações não governamentais, músicos, autoridades locais e representante da Secretaria de Cultura do Estado.
A conferência teve início com apresentação do Coral coordenado pelo professor Valdemar Nascimento.
Durante todo o dia foram expostos temáticas sobre a cultura de uma forma geral e nos grupos temáticos a discussão foi aprofundada, trazendo reflexões que visam uma valorização de nosso rico patrimônio, tanto material e imaterial. As discussões levaram a elaboração de propostas a serem encaminhadas para a conferência estadual que acontecerá até o mês de dezembro, em Fortaleza.
Na Conferência foram também escolhidos os delegados que irão participar da etapa estadual. De acordo com o número de participantes poderíamos eleger até 6 delegados, sendo 02 do poder público e 04 da sociedade civil.
Reunidos em uma das salas, a sociedade civil presente escolheu quatro delegados. Oito pessoas se colocaram à disposição para representar o município da Conferência estadual. Depois do processo de votação foram escolhidos da sociedade civil: Ailton Brasil, Iran Nascimento, Gutierre e Paulo; do poder público foram escolhidos Marcos Caetano e Sergiane Simplício.
É evidente que o número de participantes foi bastante significativo. Mas é importante ressaltar que muitas pessoas estavam muito mais pela pressão de algumas secretarias que tinham o compromisso de enviar seus representantes. Mesmo assim avaliamos como muito positivo para que se tomem conhecimento das políticas públicas para a cultura e que Quixeramobim tem um importante patrimônio Cultural, tanto material e imaterial clamando atenção por parte não só dos poderes públicos, mas também da sociedade civil.
Postado por Ailton Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário