domingo, 4 de outubro de 2009

SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DAS CIDADES DO SERTÃO CENTRAL

A cidade de Banabuiú sediou neste dia 02 de outubro o Seminário de preparação para a conferência municipal das cidades que deve acontecer até o mês de dezembro de 2009.
Estiveram presentes representações de vários municípios da região do Sertão Central, secretarias de municipais prefeitos, organizações não governamentais entre outros segmentos sociais.
Abriu o encontro apresentações culturais como banda de música, sanfoneiro e um grupo de Hep, todos pertencentes ao município de Banabuíu.
O encontro contou com a assessoria da Secretaria das Cidades, através do próprio Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo que fez uma exposição das políticas públicas voltadas para a melhoria da vida nas cidades. Destacou em sua apresentação a importância de cada município criar mecanismos organizativos, como leis e conselhos para discutir a problemática da cidade. Ao final foi muito enfático ao cobrar de cada município a responsabilidade de tomar medidas que viabilizem o acesso aos recurso existentes, e que os municípios que não se organizarem não irão ter acesso aos recursos. Em seguida, Larissa Menescal fez uma exposição dos passos a serem seguidos para viabilizar a conferência municipal, disponibilizando técnicos da Secretaria das Cidades para assessorar as conferências.
Esteve presente também uma representação do Fórum Estadual de Reforma Urbana (FERU), organização a qual temos estreita ligação, e que tem toda uma luta no sentido de assessorar as comunidades e grupos interessados nas problemáticas que as cidades enfrentam.
De Quixeramobim estiveram presentes Ailton Brasil (IPHANAQ), Maria José Damascena (Federação das Associações Comunitárias), Terezinha Oliveira (Prefeitura Municipal) e Fernanda Severo (Universidade Aberta do Brasil).
O grupo que participou do Seminário deve ser a equipe que vai articular a Conferência Municipal da Cidade de Quixeramobim.

Postado por Ailton Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário