terça-feira, 16 de agosto de 2011

PONTO DE CULTURA REALIZA OFICINA DE PRÁTICA EM FOTOGRAFIA



Dando seqüência as oficinas do módulo de registro fotográfico, o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, realizou nos dias 13 e 14 de agosto sua primeira aula prática em fotografia.
Durante a manhã de sábado, 13, os alunos se encontraram no mercado público, centro da cidade, onde a professora Iana Soares, orientou a turma a aplicar as técnicas explicadas na oficina anterior, no momento de fotografar. Em seguida, se separam de dupla e foram fazer suas fotos livremente, com o compromisso de não apagar nenhuma das fotos.
Ao retornar para o Liceu, local na oficina, cada um foi falando o que achou da experiência, destacando pontos importantes e fotos mais interessantes que fizeram. Todos pontuaram como muito positiva, porque além das fotos em si, eles puderam mexer com a parte técnica da câmera. Isso foi bastante ressaltado.
Para aluna Lilian Alves de Lima, “o interessante é que fotografar tendo uma formação técnica antes, como é o caso das oficinas do ponto de cultura, obtêm-se uma visão diferente da cidade e de seu cotidiano não percebido antes”.
Essa realmente é a proposta do nosso trabalho, possibilitar aos alunos uma nova leitura das manifestações culturais e patrimoniais do município a partir das imagens produzidas por eles, ficando atentas as reações das pessoas envolvidas na sua produção fotográfica ou não. Disse o coordenador geral, Neto Camorim.
Após as observações e comentários preliminares dos alunos, a professora pediu para cada um selecionar 10 fotos das que eles tinham feito e falassem dos elementos que gostaram e porque tiraram tais fotos. Todos fizeram suas análises, acrescentando aspectos considerados importantes que poderia ter sido observado. 
As oficinas de fotografia continuarão nos dias 20 e 21 de agosto, quando os alunos darão seqüência às aulas práticas de fotografia.
O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da ONG IPHANAQ com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Apoio: Sistema Maior de Comunicação.
            SEBRAE e Liceu de Quixeramobim
 Informações: (88) 9220-0056/ 9998-7434
                                 www.patrimoniovivo.com.br
                                                        






Texto: Neto Camorim
Fotos: Alunos da Oficina de Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário