sábado, 27 de agosto de 2011

NETO CAMORIM APRESENTA MONOGRAFIA NO 8º PAPO CULTURAL


Foi realizado no dia 26 de agosto, sexta, na Casa de Antonio Conselheiro a 8ª edição do projeto Papo Cultural, que desta vez teve como convidado o historiador Neto Camorim. Na ocasião apresentou para o público presente ao encontro, a maioria professores e estudantes universitários, a sua monografia de Especialização em História e Sociologia realizada pela Universidade Regional do Cariri (URCA), que tem como tema: ESCRAVIDÃO E ABOLIÇÃO EM QUIXERAMOBIM: Da liberdade condicional e gradativa ao mercado de trabalho livre (1871-1884).
Nesta pesquisa, Neto Camorim analisa a escravidão e abolição em Quixeramobim e as dificuldades para a inserção do negro no mercado de trabalho livre. Como também, os mecanismos utilizados pelos senhores proprietários (rurais e urbanos), na construção de uma liberdade condicional e gradativa aos seus escravos, no período (1871-1884). Nesse contexto, analisando a extinção do tráfico negreiro no Brasil, a Lei do Ventre Livre e o movimento abolicionista cearense, que através da pressão exercida pelo liberalismo, impulsionou a abolição no Ceará em 1884.
Através de documentação cartorial (Livro de Registro e Livro de Notas), jornais da época e o referencial bibliográfico pesquisado analisa a preocupação dos proprietários na construção de uma liberdade condicionada a uma transição para um trabalho livre que lhes garanta o controle sobre seus ex-escravos.
A partir dessas análises foram ampliados seus questionamentos e inquietações que tenta responder no decorrer desse seu trabalho acadêmico: Que elementos contribuíram para a construção de uma liberdade condicional e gradativa? Em que medida essa liberdade estava articulada à situação sócio-econômica de Quixeramobim? Qual a contribuição dos escravos e ex-escravos para a construção do mercado de trabalho livre? Se o escravo era mais viável como mão-de-obra livre, segundo a historiografia cearense da época, por que tanta resistência para libertá-lo e inseri-lo no mercado de trabalho livre?
Diante de tantas contradições, concluiu a partir de suas análises a constante preocupação dos proprietários de utilizarem essa liberdade como instrumento para reforçar sua estrutura de poder, articulado as questões sócio-econômicas, dando-lhes status e ascensão social, anulando as possibilidades dos escravos ascenderem socialmente em busca de uma liberdade digna e cidadã.
Portanto, a partir dessa situação complexa que sua pesquisa pretende melhor compreender como funcionou a abolição dos escravos em Quixeramobim, e ao mesmo tempo prepará-los via legislação para sua inserção no mercado de trabalho livre, mas condicioná-los ao controle das elites da época, explorando-as como força de trabalho. Com essa pesquisa busca contribuir na reconstrução histórica do povo negro, escravo ou livre, onde historicamente suas vozes foram silenciadas pelos senhores proprietários. Pois, quando sua liberdade foi construída, ficou presa a miséria que agonizava o campo e a cidade. Dificultando assim, sua inserção na sociedade, enquanto cidadão, tendo que enfrentar a discriminação social e racial que persiste existir ainda hoje, apesar de muitos ignorá-los através das ideologias do branqueamento, que ainda persiste em nossa sociedade.
Este Papo Cultural foi conduzido pelo presidente da Ong. Iphanaq Ailton Brasil, que inicialmente fez uma breve apresentação da biografia do entrevistado, para em seguida acontecer a apresentação da pesquisa do convidado da noite. No final foi apresentado o DVD “Momento Circular” da cantora e atriz do teatro Oficina Uzina Uzona, Célia Nascimento, contribuindo com suas músicas para as reflexões e debate, onde os presentes, além de perguntarem sobre a pesquisa apresentada, foram discutidos várias questões da negritude na atualidade (políticas afirmativas) e as dificuldades que ainda permanecem no século XIX, para a inserção do negro da sociedade com a dignidade e cidadania que ele merece.
Para finalizar o integrante do Iphanaq Edmilson Nascimento, entregou uma menção honrosa ao historiador Neto Camorim pela sua apresentação no 8º Papo Cultural.
O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos para a difusão do patrimônio histórico de nosso município. É uma realização da Ong. Iphanaq e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e o apoio do Sistema Maior de Comunicação.










Fotos: Bruno Paulino
Texto: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário