terça-feira, 6 de setembro de 2011

PONTO DE CULTURA PATRIMÔNIO VIVO INICIA OFICINAS DE AUDIOVISUAL


Deram início no último final de semana, dias 03 e 04 de setembro, no Liceu de Quixeramobim, as Oficinas de Audiovisual do ponto de cultura Patrimônio Vivo. Serão quatro oficinas ministradas pelo cineasta e documentarista Ythallo Rodrigues, de Juazeiro do Norte-Ce.
Nesta primeira oficina foram discutidas as questões teóricas para a produção de documentários e a história do cinema e seus pioneiros no século XIX, bem como a sua relação com o desenvolvimento da fotografia.
Durante esse dois dias foram exibidos trechos de alguns filmes de Lumiére e Edison, para os alunos perceberem as diferenças de suas produções cinematográficas. Despertando assim, a curiosidade de todos para entender que é documentário e sua diferenciação entre ficção e realidade, fazendo uma relação com a alegoria da caverna de Platão para tratar do mundo das idéias e das aparências, como definição das representações e possibilidades de fazer documentário.
Nessa perspectiva, o professor apresentou as técnicas e métodos necessários para a elaboração de um roteiro para a produção da escritura documental, levando em conta a maneira naturalista e de casualidade.
No final dessa primeira oficina ficou definido que os alunos durante a semana irão produzir imagens pela cidade retratando seu cotidiano para com essas produções começarem a ter um olhar específico voltados ao documentário. Ficou definido também, que essas pequenas experiências servirão de suporte para irem pensando nas temáticas nas quais serão trabalhadas nessas produções a partir da segunda oficina dias 10 e 11 e setembro.
Segundo Ythallo Rodrigues, vale ressaltar, “que esse trabalho com audiovisual é muito importante quando realizado de maneira coletiva e não individualizado”.
Essa é a proposta de trabalho do ponto de cultura ao realizar as oficinas de audiovisual. Seguindo a missão e visão da Ong. Iphanaq, que realiza esse projeto, “devemos pensar o registro enquanto documentação histórica de um esforço coletivo e não isolado ou personalista. Completou o coordenador do ponto de cultura, Neto Camorim.
O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da Ong. IPHANAQ com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Apoio: Sistema Maior de Comunicação, SEBRAE e Liceu de Quixeramobim
Mais informações: (88) 9220-0056/ 9998-7434
www.patrimoniovivo.com.br







Texto: Neto Camorim
Fotos: Mayara Albuquerque, Neto Camorim e Viviane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário