terça-feira, 13 de setembro de 2011

PONTO DE CULTURA REALIZA SEGUNDA OFICINA DE AUDIOVISUAL


Foi realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Liceu de Quixeramobim, a segunda Oficina de Audiovisual, promovida pelo Ponto de Cultura Patrimônio Vivo. Quem ministrou mais uma vez a formação foi o cineasta Ythallo Rodrigues.
Nesta oficina teve prosseguimento às discussões teóricas sobre a produção de documentários e do surgimento do cinema sonoro que veio substituir o cinema silencioso, devido às dificuldades de se trabalhar com os equipamentos por serem enormes.
Em seguida foi apresentada a trajetória do cinema no século XX, intercalando com exibições de trechos de filmes dos seus respectivos períodos e comentados pelo professor da oficina.
Ainda no decorrer do sábado, foram discutidas as questões do documentário moderno e suas perspectivas até os dias atuais, como também, a diferença entre o cinema direto americano e o cinema verdade francês. Para concluir o primeiro dia, foram explicados os modos de documentários: Poético, expositivo, participativo, reflexivo e performático.
No domingo, na primeira parte da manhã foram exibidos os documentários: Di e Claro de Glauber Rocha. Em seguida foi feito comentários sobre eles. Também foram apresentados dois documentários produzidos pelo Ythallo Rodrigues, professor da oficina. Carta ao pai e Lampião. Após as exibições a turma fez algumas observações e questionamentos.
Na segunda parte da manhã de domingo, foi dedicada para as exibições dos exercícios de produção de pequenos vídeos como resultado concreto do que foi proposto na primeira oficina. Durante as apresentações cada aluno fazia suas observações e olhares diversos durante as gravações em vários pontos da cidade.
Para finalizar, o cineasta Ythallo Rodrigues, pediu para que durante as próximas semanas as equipes elaborarem roteiros de gravação e estudarem os temas: Pau de arara e Profissões, que foram definidos pelos alunos para produção de dois documentários, nos dias 15 e 16 de outubro.
O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da Ong. IPHANAQ com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Apoio: Sistema Maior de Comunicação.
SEBRAE e Liceu de Quixeramobim
Mais informações: (88) 9220-0056/ 9998-7434
www.patrimoniovivo.com.br



Texto: Neto Camorim
Fotos: Lívia Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário