terça-feira, 27 de setembro de 2011

OFICINA DE GESTÃO CULTURAL REALIZA A CONCLUSÃO DE PROJETOS


Nos dias 24 e 25 de setembro, foi realizada no Liceu de Quixeramobim, a terceira Oficina de Gestão Cultural do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, ministrada mais uma vez, pelo jornalista e produtor cultural Aécio Santiago.
O objetivo desta oficina foi melhor preparar os alunos para a conclusão dos projetos já iniciados desde as oficinas anteriores deste módulo. Os três projetos são: Produção de Cartões Postais de Quixeramobim, Teatro Itinerante “Antonio O Conselheiro” e Roteiro Cultural e Turístico Guiado.
Durante o sábado, Aécio rediscutiu aspectos dos projetos com os grupos, onde os mesmos falaram das dificuldades enfrentadas, principalmente a parte de orçamento. Para exemplificar e ajudar nessa etapa de conclusão foi apresentado pelo professor um projeto desenvolvido por ele, “Circuito Cultural dos Engenhos do Ceará”. Na oportunidade foi explicado como se elabora o cronograma físico-financeiro e os detalhes de todas as etapas de um projeto.
Em seguida, a oficina foi direcionada exclusivamente aos projetos em elaboração, onde as equipes realizaram modificações, foram adicionadas informações, detalhando e definindo as atribuições de cada um. Menos a equipe do roteiro cultural e turístico guiado, pois ainda estão em fase inicial de elaboração.
Como destacou Aécio Santiago, “todas as etapas de elaboração de projetos é importante, mas o cronograma é o mapa, por isso devem ficar atento a cada detalhe para executá-la”.
Também durante o sábado foi discutido a idéia de financiamento coletivo, dando exemplos de sites onde encontrar projetos que trabalham com essa idéia.
No final do primeiro dia, foram retomadas as discussões sobre as dificuldades que todos os grupos têm encontrado na elaboração dos projetos e a falta de apoio das instituições para a difusão de ações culturais, principalmente prefeituras.
Durante o domingo as equipes dedicaram-se a conclusão das partes ainda pendentes dos projetos, ficando a parte de orçamento para posteriormente, pois ainda vão realizar pesquisa de preços.
Também foram explicadas as perguntas pertinentes, referente às metas a atingir: O que fazer? Como fazer? Para quem fazer? Por que fazer? Além disso, lembrou Aécio, todas as equipes precisam ter muito cuidado na produção dos textos e na elaboração dos projetos. Daí a importância de realizar leitura para melhor desenvolver suas idéias.
No final da oficina a equipe da produção dos cartões postais apresentou seu calendário de execução. As outras equipes ainda faltam fazer algumas alterações para concluir seu trabalho.
O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da Ong. IPHANAQ com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Ceará.
Apoio: Sistema Maior de Comunicação.
SEBRAE e Liceu de Quixeramobim
Mais informações: (88) 9220-0056/ 9998-7434
www.patrimoniovivo.com.br




Texto e Fotos: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário