domingo, 18 de setembro de 2011

NENELÂNDIA RECEBE PELA 2ª VEZ EXIBIÇÃO DO CINECLUBE IPHANAQ


A comunidade de Nenelândia (Cangati), 35 km da sede de Quixeramobim, recebeu quarta feira, dia 14 de setembro, na Escola Francisco Carneiro Sobrinho, mais uma exibição do Cineclube Sesc-Iphanaq. O projeto já tinha visitado a referida comunidade em 2009 e retornou este ano com a exibição do filme: Cinema, Aspirinas e Urubus.
Baseado em histórias de famílias que ouvia quando criança o diretor do filme, Marcelo Gomes acalentou durante sete anos a idéia de falar sobre esse encontro inusitado, sobre esse diálogo entre seres de culturas e visões de mundo tão diferentes.
O filme é uma ficção, mas de repente vemos o documentário aspirinas invadir a nossa tela. Durante a filmagem, as pessoas que assistem deslumbradas ao filme publicitário das aspirinas projetado pelo alemão, realmente estão pela primeira vez, vendo uma projeção de cinema. Assim como muitas das pessoas dessas comunidades onde exibimos filmes em Quixeramobim.
Cinema, Aspirinas e Urubus é um filme que enfatiza a dimensão pedagógica que pode nos levar a questionar os nossos sonhos, a nossa vida, enfim, os nossos próprios caminhos a partir de nossa realidade, que muitas vezes nos exclui.
A maioria do público presente a sessão de cinema, algo em torno de 95 pessoas, era constituído dos alunos do ensino médio além de populares, que vieram participar desse momento cultural importante naquela comunidade.
Ao final como sempre acontece, foi realizado um debate com intervenções bem interessantes com questionamentos e reflexões sobre o filme articulando com a realidade. Com destaques para as participações dos alunos Maurício e Camila e os professores Antônio Carvalho e Carla Valéria que muito contribuíram para as discussões.
O projeto Cineclube é uma ação cultural da Ong.IPHANAQ e do SESC-Ler de Quixeramobim, que de maneira itinerante, uma vez por mês leva cinema gratuito as comunidades rurais do sertão do município. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Rádio Difusora Cristal.






Texto: Neto Camorim
Fotos: Elistênio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário