segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PONTO DE CULTURA REINICIA SUAS ATIVIDADES COM OFICINA DE FOTOGRAFIA



Depois do recesso de julho, o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo reiniciou suas atividades no último final de semana dias 06 e 07 de agosto, com a realização das oficinas de fotografia, que prosseguem com mais dois encontros ainda este mês, no Liceu de Quixeramobim.
Toda a formação deste módulo será ministrada pelo jornalista fotográfica do jornal “O Povo”, Iana Soares. Ela que já esteve nas oficinas na primeira turma em 2010, está retornando para contribuir com sua experiência, na capacitação dos alunos da turma do segundo ano.
Nesta primeira oficina durante, no sábado os alunos tiveram inicialmente informações sobre a história da fotografia e sua importância na perspectiva de registro, documento e lembrança. Em seguida foram discutidas as características para fotografar. Segundo Iana, quem se interessar por essa área deve ter: curiosidade, sensibilidade, inteligência, agilidade, paciência e respeito. Além de conhecimento da técnica, criatividade e ousadia.
No domingo, a oficina foi dedicada às questões técnicas, sendo explicado aos demais, como funciona a câmera e seus mecanismos básicos e necessários para aperfeiçoar o conhecimento em fotografia. Após esse estudo os alunos passaram a praticar o que aprenderam na oficina, tirando algumas fotos no pátio do Liceu, e ao mesmo tempo, a professora explicava o passo a passo de como ajustar a resolução da câmera, diafragma, ISO, etc, para fazer fotos de qualidade.
As oficinas prosseguirão nos próximos finais de semana, onde os alunos terão aulas práticas, saindo às ruas de Quixeramobim para fotografar, a partir do que aprendeu na primeira oficina.
O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da ONG IPHANAQ com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Apoio: Sistema Maior de Comunicação.
            SEBRAE e Liceu de Quixeramobim
 Mais informações: (88) 9220-0056/ 9998-7434
                                 www.patrimoniovivo.com.br






Texto e Fotos: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário