segunda-feira, 4 de junho de 2012

CINECLUBE SESC-IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO EM VÁRZEA GRANDE



O Cineclube SESC-IPHANAQ realizou no dia 02 de junho, na Escola Horácio Xavier do Couto, comunidade de Várzea Grande, distrito de Paus Brancos, 32 km da sede do município, mais uma exibição itinerante pelo sertão. Na oportunidade foi exibido o filme: O Caminho das Nuvens, de Vicente Amorim.
Inspirado em fatos reais, o filme narra a história de um casal e seus cinco filhos- com idades de seis e quatorze anos- que percorrem de bicicleta 3.200 km em busca de um sonho. Romão (Wagner Moura), um caminhoneiro desempregado, e sua mulher Rose (Cláudia Abreu) deixam Santa Rita no sertão da Paraíba, e ao longo de seis meses atravessam cinco estados até o Rio de janeiro, em busca de um emprego de mil reais por mês. É um filme emocionante e de aventura pelo interior do Brasil.
A sessão de cinema aconteceu no pátio da escola, para um público em sua maioria estudantes e professores da comunidade. Inicialmente o coordenador do cineclube, Neto Camorim fez a apresentação do filme e dos integrantes da Ong. Iphanaq que estavam ali presentes. Ailton Brasil e Suerlene Oliveira. Além de agradecer o convite por está em Várzea Grande a partir da articulação de Osvaldo Costa com a coordenação da escola.
Em seguida Neto Camorim apresentou um breve histórico do projeto, já no seu quarto ano de execução e explicou como funciona a metodologia de um cineclube. Sempre estimulando a debate após as exibições, como uma ação política e pedagógica inserida na realidade.
Segundo Perpétua de Melo Couto, coordenadora de escola, o filme apresentado, além de ser uma ação cultural inédita na comunidade, ela possibilitou refletir sobre a realidade e os valores, que atualmente muitos estão se perdendo, como honestidade, respeito, união familiar e os nossos sonhos e idéias. Essas questões abordadas no filme serão trabalhadas em sala de aula pelos professores. O filme tem um conteúdo valioso que só irá enriquecer o nosso fazer pedagógico. Gostaríamos que o cineclube nos visitasse outras vezes. Destacou.
Para Suerlene Oliveira, integrante do Iphanaq, que pela primeira vez acompanhou as exibições do cineclube, esse momento foi de muito aprendizado cultural e social. O público, a maioria adolescentes, todos ficaram atentos ao filme, facilitando a compreensão do que está sendo apresentado e a realização do debate. Em minha opinião o momento mais significativo. Pois estimula as pessoas a pensar sobre a sua realidade de maneira crítica e questionadora. E escola está de parabéns pelo empenho de todos pra o sucesso dessa atividade. Ressaltou.
O projeto cineclube é uma ação cultural realizada pela Ong. IPHANAQ e o SESC- Ler de Quixeramobim, que mensalmente visitam uma comunidade rural do município exibindo cinema nacional gratuito. Tem o apoio da Rádio Difusora Cristal e do Sistema Maior de Comunicação.








Texto; Neto Camorim
Fotos: Ailton Brasil e Suerlene Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário