sábado, 2 de junho de 2012

PROJETO DE PEÇA TEATRAL E MUSICAL SOBRE FAUSTO NILO É APRESENTADO NO PAPO CULTURAL



Foi realizado no dia 30 de maio na casa de Antônio Conselheiro a 17ª edição do Papo Cultural. Desde vez teve como convidado o professor João Paulo Barbosa, graduado em Letra pela UECE/FECLESC- Quixadá, que apresentou o projeto de peça teatral e musical: “Rio Nilo Azul Cristal”, a partir da obra de Fausto Nilo. Uma homenagem a um dos maiores compositores do Brasil, natural de Quixeramobim. A produção da peça é em parceria com o músico Valdemar Nascimento, pesquisador e admirador do trabalho musical de Fausto Nilo, que também esteve presente ao evento.
Inicialmente o mediador do papo cultural, Neto Camorim, fez uma breve apresentação do convidado, que expôs o seu trabalho, que está em fase de conclusão, para em breve buscar as parcerias e financiamentos para a execução deste importante musical.
Em seguida João Paulo fez uma breve explicação por que o nome Rio Nilo Azul Cristal. Segundo ele a idéia da peça é apresentar a trajetória musical de Fausto Nilo a partir do Rio Quixeramobim, onde viveu sua infância, Nilo em homenagem ao nome do Fausto e de seu pai, Azul cor de referência familiar a casa que nasceu Antônio Conselheiro e onde morou com sua família. A casa toda azul era ponto comercial de seu pai. Cristal refere-se à antiga voz de cristal (hoje Rádio Difusora Cristal), onde Fausto Nilo ouvia músicas quando morava em Quixeramobim, ou quando vinha de férias de Fortaleza. Para Valdemar Nascimento, Fausto Nilo é um profundo conhecedor de músicas antigas em decorrência de sempre ouvir tais melodias na Difusora Cristal.
Segundo Bruno Paulino, coordenador do papo cultural e conhecedor da obra de Fausto Nilo, esse projeto precisa ser executado, até como agradecimento a tudo que ele tem feito pelo engrandecimento do nome de Quixeramobim. Não apenas em suas composições, mas quando concede entrevistas ou participa de algum programa, sempre que possível, enaltece sua ligação com cidade que ele nasceu. Isso a meu ver é muito gratificante. Precisamos nos empenhar para retribuir ao Fausto de maneira carinhosa e afetiva através desse musical, Daí a importância para que ele se realize. È sem dúvida um dos maiores compositores do Brasil. Precisa ser mais conhecido e reconhecido em sua terra. Concluiu.
Além do papo cultural, também foi realizada na casa a abertura da exposição: Decálogo do Santo Guerreiro, de Audifax Rios - uma homenagem aos 180 anos de nascimento de Conselheiro, rememorados em 2010, e que agora chega a Quixeramobim, depois de percorrer cidades de Sobral, Santana do Acaraú e Fortaleza. A apresentação foi comandada pelo historiador Neto Camorim, que na ocasião leu texto de Danilo Patrício.
A referida exposição ficará na casa de Antonio Conselheiro até final de junho, onde será avaliada se continuará até 14 de agosto dia do município, ou seguirá para as escolas dos distritos.  
É importante frisar que Audifax Rios fez doação dos 10 estandartes que compõem a exposição para a Ong. Iphanaq, que tem a memória de Conselheiro uma de suas principais frentes de atuação.
Para finalizar o evento Ailton Brasil, presidente do Iphanaq agradeceu a todos os presentes, dizendo: “Nesta noite conseguimos juntar a história dos dois mais ilustres moradores da casa. Antônio Conselheiro e Fausto Nilo. Dois grandes personagens de nossa história que precisam ser mais valorizados e reconhecidos em sua terra”. Concluiu.
O projeto Papo Cultural e uma ação da Ong. Iphanaq e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, que na última sexta feira do mês conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural de nosso município. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação.











Texto: Neto Camorim
Fotos: Ailton Brasil e Sara Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário