sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cúpula dos Povos abre suas portas

O estudante de jornalismo Rones Maciel, natural do Muxuré, em Quixeramobim, participa no Rio de Janeiro da Cúpula dos Povos, integrando debates pela Catavento Comunicação. Em texto informativo, ele informa ao blog Iphanaq sobre o início dos trabalhos e temas do encontro.

Teve início dia 15, e vai até dia 23 deste mês, a Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ). A Cúpula reúne pessoas das diversas partes do Brasil e do Mundo. O evento que acontece paralelo a Rio+20 é um espaço de diálogos e garantia de promoção de direitos à população e movimentos sociais preocupados com o futuro do planeta. Diferente do evento oficial da ONU, a Rio+20, o espaço é aberto a qualquer pessoal que queira participar dos debates ou somente visitar as tendas e demais espaços onde estão expostos materiais como artesanatos feitos pelas comunidades indígenas e quilombolas.

Na tarde do primeiro dia, espaços como da juventude rural trouxeram experiências de projetos de bom uso e sustentável da terra para produção orgânica de produtos agrícolas. Na tenda 28, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) debateu a importância da regulamentação da comunicação no Brasil, como a garantia da liberdade de expressão e dos Direitos Humanos. Com o lema “Regula, Dilma”, diversos participantes expuseram suas observações e uma melhor discussão sobre a campanha realizada pelo Fórum. Quarta-feira próxima, o FNDC participa de Marcha pela regulamentação, no RJ.

Nos demais espaços e tendas da Cúpula dos Povos, são realizados debates, oficinas, exposições, bate-papo e fóruns, além dos espaços alternativos e projetos de preservação e sustentabilidade. Tem ainda espaços de informática com laboratórios e computadores para acesso a Internet e a para a mídia compartilhada, onde é possível produzir conteúdo e compartilhar entre as mídias presentes ao evento. Ainda na parte de comunicação, a Rádio e TV da Cúpula são abertas ao público e a organizações que podem produzir ou veicular conteúdos. Durante os oitos dias de evento, são esperadas mais de 40 mil pessoas, num espaço com diversas tendas.

Para saber mais sobre a Cúpula dos Povos, acesse o site oficial do evento: http://cupuladospovos.org.br/

Por Rones Maciel
ONG Catavento 
Comunicação e Educação
(85) 3252 6990
+558588614797
www.catavento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário