segunda-feira, 22 de abril de 2013

ASSENTAMENTO CARQUEJA RECEBE EXIBIÇÃO DO CINECLUBE IPHANAQ


No dia 19 de abril, foi realizado no Assentamento Carqueja, distrito de Damião Carneiro (Pirabibu) a 40 km da sede do município de Quixeramobim, exibição de cinema na referida comunidade. Foi a primeira vez que o projeto Cineclube Iphanaq esteve na comunidade. Na ocasião foram exibidos três documentários. O primeiro foi “Calango Lengo, destinado ao público infantil e os outros dois, “Uma nação de gente”, direção Margarita Hernández e Tibico Brasil e “Profetas da chuva e da esperança”, de Márcia Paraíso, para o público em geral, que se fez presente em bom número, no pátio da Escola Rosalvo de Araújo Carneiro.
Os documentários principais apresentados têm um eixo temático que se entrelaçam na cultura sertaneja a partir de uma realidade que ainda persiste em alguns aspectos, neste cenário de mudanças que o sertão tem vivido com o avanço tecnológico, muitas vezes perdendo suas origens.
            O documentário, Uma nação de gente- aborda a trajetória dos vaqueiros no Ceará.  Um encontro de gerações, duas visões de um mesmo mundo. O cenário é o sertão cearense, uma das regiões mais secas e pobres do país. Os personagens são quatro vaqueiros: dois jovens e pragmáticos; os outros dois veteranos e românticos. Eles nos falam com orgulho das tarefas mais simples de seu cotidiano e questionam o destino de sua profissão.
            Profetas da chuva e da esperança – discute que desde o princípio dos tempos, o homem busca uma forma de olhar e reconhecer os sinais da natureza. No mundo contemporâneo, essa capacidade se perdeu ou está se perdendo. No sertão do Ceará, na cidade de Quixadá, homens conhecidos como profetas da chuva traduzem previsões em esperanças.
Para o presidente da associação do Assentamento Carqueja Raimundo Marques, “a presença do cineclube na comunidade foi algo muito louvável, temos muito a agradecer ao Iphanaq. Primeiro porque muito do que os documentários apresentaram os mais jovens não conhecem mais e aqueles que ainda conhecem, pouco valorizam nossa cultura do vaqueiro ou dos nossos profetas da chuva. São saberes importantes, mas que estão se perdendo. E esses filmes aqui exibidos nos oportunizaram refletir sobre tudo isso. Como podemos preservar a nossa memória e nossa história? Penso que através de um documentário assim como esses aqui apresentados seria uma idéia interessante para que as futuras gerações tenham conhecimento de como era a vida no sertão. Aqui mesmo no Assentamento temos um caderno onde registramos os acontecimentos mais importantes de nossa história. Penso até um produzir algo desse tipo, um documentário relatando a história de nossa comunidade. Nossas lutas e conquistas e os desafio que ainda enfrentamos”. Ressaltou.
            Após a exibição dos documentários aconteceu debate onde os moradores da comunidade fizeram seus comentários sobre o que assistiram fazendo comparações com sua realidade e as mudanças que o sertão tem vivido neste contexto globalizado.
Para o presidente da Ong. Iphanaq Ailton Brasil, presente ao avento, “foi muito oportuna a escolha dos filmes apresentados, pois isso estimula a comunidade a participar do debate. No Assentamento Carqueja até as crianças comentaram os documentários exibidos. É isso que fato queremos com esse projeto do Cineclube. Fazer com que as pessoas possam refletir sua realidade a partir do cinema enquanto uma prática política, pedagógica e educativa”. Destacou.
            O projeto Cineclube é uma ação cultural realizada pela Ong. iphanaq e pelo SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente viajam o sertão exibindo cinema nacional gratuito nas comunidades. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.

Neto Camorim- Coordenador do cineclube Iphanaq









Texto: Neto Camorim
Fotos: Ailton Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário