segunda-feira, 8 de abril de 2013

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA PELA PRIMEIRA VEZ EXIBIÇÃO NA COMUNIDADE DE CASTELO


Foi realizado no último dia 05 de abril na comunidade de Castelo, distrito de São Miguel, mais uma exibição de cinema itinerante pelo sertão de Quixeramobim. Foi a primeira vez que a referida comunidade recebeu a visita do Cineclube Iphanaq.
Inicialmente foi apresentado ao público presente no Centro Comunitário, o curta “Forró”. Produzido pelos alunos da primeira turma do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo em 2010. Em seguida foi exibido o filme: “A Saga do Guerreiro Alumioso”, de Rosemberg Cariry.
O filme acontece em Aroeiras, cidade fictícia dos sertões do Ceará, vive Genésio, velho, viúvo, sem filhos, aposentado. Ele preenche a solidão bebendo cachaça e contando histórias e bravatas sobre os antigos cangaceiros. Na pequena cidade, as autoridades são alvo da crítica popular, em brincadeiras como o “serra velho” e a “malhação de Judas”, que geram conflito com a polícia. Os poderosos locais tentam controlar a direção do sindicato rural e a tensão cresce na cidade. É quando surge a louca Delfina, que profetiza a chegada de um restaurador da ordem e da justiça, e Rosália, artista que “virava cobre” em espetáculo de feira.
Segundo a professora Francine Paiva, moradora da comunidade, “ano passado teve exibição de cinema aqui, mas o filme era distante da realidade, mas parecia novela. Dessa vez, foi bem diferente. O filme aqui apresentado é possível contextualizar em nossa realidade. Além de possibilitar reflexões sobre nossa história, memória e algumas manifestações culturais que antes eram tão presentes no sertão, e hoje estão sendo destruídas. Perdendo assim suas referências culturais. Isso o filme nos permitiu refletir. Essa foi em minha opinião a grande contribuição da vinda do cinema em nossa comunidade. Espero que venham outras vezes”. Ressaltou.
O projeto Cineclube é uma ação cultural desenvolvida pela Ong. iphanaq e pelo SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente realiza exibição de filmes nacionais e gratuitos nas comunidade rurais do município. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.

Neto Camorim - Coordenador do Cineclube Iphanaq
netocamorim@gmail.com







Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário