quarta-feira, 17 de abril de 2013

GRUPO DE LEITURA “SERTÕES E MEMÓRIAS” INICIAM EDIÇÃO 2013 COM O ESTUDO d’O QUINZE


No último sábado, dia 13 de abril, o grupo de leituras “Sertões e Memórias”, iniciou suas atividades do ano 2013. Nesse seu primeiro encontro, contou com a participação de estudantes, professores e convidados, que farão a leitura da obra “O Quinze” de Raquel de Queiroz, primeiro livro que será estudado pelo grupo este ano. Além da presença do presidente da Ong. Iphanaq, Ailton Brasil, que veio dar suas vindas a todos que irão participar da leitura dessa importante obra de nossa literatura regional.
Sábado 13 de Abril, estávamos (re) abrindo o Grupo de Leitura Sertões e Memórias na Casa do Antônio de Quixeramobim. Às 19 horas retornávamos àquela velha casa para, desta vez, darmos início ao desbravamento de um período histórico que, aqui e acolá, insiste em voltar e assombrar o Nordeste sempre sofrido. História essa contada, romanceada por uma quixadaense, a Rachel de Queiroz. O alvo era a partida pelos sertões de Quixadá perambulando pelo Nordeste através d’O Quinze.
Apresentamos a proposta de leitura e, já de início, percebemos que a obra da ousada escritora cearense, primeira mulher a adentrar à ABL, está tão presente hoje no sertão nordestino como em 1915. Viajamos, literalmente, com o degustar de uma só primeira página para sentirmos, literalmente também, o clima quente, denso e pesado sob o qual Rachel desenvolveu seus pensamentos acerca do que acontecia naquela época através de seu romance. Fizemos breve comparação “intertextualística” com Os Sertões de Euclides da Cunha, a primeira missão do grupo já concluída. E, por fim, demarcamos o território a ser desbravado até o dia 27/04, sábado, de novo na Casa do Velho profeta: capítulos 01 e 02. Ah! Desta vez combinamos os encontros para acontecerem a cada quinze dias: qualquer semelhança com o título da obra em apreciação é mera coincidência. Até!

João Paulo Barbosa - Coordenador do grupo de leitura 






Texto: João Paulo Barbosa
Fotos: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário