domingo, 28 de abril de 2013

LICEU DE QUIXERAMOBIM INICIA CICLO DE PALESTRA DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM COM RENATO ROSENO


O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado, pensando na melhoria do aprendizado dos seus alunos de 3º ano de ensino médio, em preparação para o ENEM-2013, iniciou na última sexta feira dia 26 de abril, o ciclo de palestra visando contribuir para seus alunos atingirem esse objetivo.
O primeiro convidado a participar desse projeto, foi o advogado e presidente do PSOL-CE Renato Roseno, que estava em Quixeramobim, também para participar do Papo Cultural, atividade desenvolvida pela Ong. Iphanaq. Militante das causas sociais em defesa da criança e adolescente, da juventude e diretos humanos, ele falou no auditório da escola para uma platéia em torno de 150 alunos sobre o tema, “Juventude e Direitos Humanos: Desafios e Perspectivas”.  
Inicialmente agradeceu o convite feito pela escola através da Ong. Iphanaq que apoiou o evento, para falar com os jovens nesse momento decisivo e importante da sua vida estudantil, diante dos desafios e incertezas pela falta de direitos que a juventude pobre de nosso país ainda sofre. Apesar de se achar que a vida está melhor, a juventude brasileira está sendo violentada a cada dia. O número de assassinatos de jovens entre 15 e 24 anos só tem aumentado. As estatísticas infelizmente confirmam essa atrocidade com os nossos jovens. Destacou na sua fala.
Destacou também durante a palestra da importância da juventude em acreditar e lutar pelos seus sonhos. Mesmo num cenário confuso e violento como esse em que estamos vivendo é preciso construir alternativas. O compromisso e a luta dos jovens com sua educação cobrando dos governantes seus direitos que continuam sendo negados, é algo fundamental na construção da justiça e dos direitos humanos. “Todo direito é humano. Seja a saúde, a educação, a terra, a cultura, etc,. É preciso acabar com essa distorção feita intencionalmente pela grande mídia de que a luta por direitos humanos só acontece em defesa dos presos. Isso não é verdade. É um absurdo, e de uma ignorância sem tamanho pensar dessa maneira. Temos que entender que direitos humanos é toda ação da sociedade que deve se organizar em defesa de seus direitos que historicamente continuam sendo negados. Principalmente das crianças e jovens. Precisamos ter acesso as informações de maneira correta e não distorcidas, como muitas vezes recebemos. Caso contrário, não teremos um mundo melhor”.  
Enfatizou bastante em sua fala a ideologia massificadora e consumista que escraviza a juventude. Fez referência as propagandas de cerveja e as telenovelas sempre “bem elaboradas” com o intuito de alienar os jovens, não permitindo ele ver o mundo que lhes cerca com mais consciência e enquanto sujeito de sua própria história.
Segundo a aluna Nayane Morais do 3º ano A, que inclusive recitou uma poesia na palestra, disse que “momento como esse contribui para que os alunos tenham acesso às informações de temas importantes que serão abordados no ENEM, como o que foi apresentado. E por alguém com o conhecimento de causa, como Renato Roseno. A escola precisa continuar com essa idéia”. 
O ciclo de palestra de preparação para ENEM- 2013 é uma realização dos PCAs do Liceu de Quixeramobim com o apoio da Ong. Iphanaq (Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim).

Neto Camorim- Professor de história do Liceu de Quixeramobim e integrante da Ong. Iphanaq.





Nenhum comentário:

Postar um comentário