quarta-feira, 27 de março de 2013

PAPO CULTURAL RECEBE ADRIANO SALDANHA NA SUA 26ª EDIÇÃO


Em sua 26ª edição o Papo Cultural recebeu na casa de Conselheiro, o Professor e Agricultor Adriano Leonel Saldanha. Adriano que apresentou seu trabalho de conclusão do curso de Pedagogia (Pedagogia da Terra) na Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação, concluído no ano de 2009, com o tema: Arte e Educação: A Experiência da Banda de Lata Criança Feliz do Assentamento Recreio.
Ao iniciar Neto Camorim, Coordenador do projeto Papo Cultural deu boas vindas aos presentes e principalmente ao convidado da noite. Neto fez uma rápida apresentação do convidado e em seguida passou a palavra para o mesmo.
Adriano fez uma retrospectiva desde sua saída da Comunidade de Poço Grande quando do processo de ocupação da fazenda Recreio, e o momento em que se tornou professor da Escola Criança Feliz. Destacou as dificuldades para a manutenção da escola da comunidade, pois sempre houve o desejo por parte das administrações que os alunos fossem levados para a cidade ou para a sede do distrito (Belém), mas as lutas da associação juntamente com os pais sempre prevaleceram e as crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental permanecem estudando no Assentamento. Outra dificuldade é a implantação de uma escola que seja adequada ao meio rural, não só na estrutura física, mas também com o conteúdo voltado para a realidade do campo.
Em seguida Adriano apresentou seu trabalho de monografia e foi inserindo a história do surgimento da Banda de Lata. Para ele uma das dificuldades iniciais foi à reposição das aulas, já que o curso era sempre nos meses de janeiro e julho. Com um período de 45 dias em Fortaleza, as aulas ficavam para recuperar quando voltava da faculdade.
Como teria que pagar essas aulas e o calendário na semana era muito cheio resolveu então aplicar na escola após conversar com os pais e alunos para repor a aula aos sábados aplicando uma oficina a partir da disciplina de arte educação cursada na faculdade.
Começou então a juntar com os alunos materiais como latas, baldes, ferro, disco de arado de trator para montar uns instrumentos e passou a reformá-los, colar papéis, dando vida àqueles materiais que poderiam estar jogado ao meio ambiente. Daí em diante foi fazer as músicas juntando as poesias populares já existentes na comunidade com a participação de outras pessoas que se juntaram ao grupo.
O projeto na verdade segundo Adriano tinha como objetivo reduzir os índices de aprovação e evasão escolar o que foi atingido. No percurso conseguimos sair dos limites da comunidade com apresentações em várias regiões do estado e uma viagem à Brasília para o encontro Nacional do PRONERA.
Em uma das apresentações conseguimos apoio do governo do Estado para gravar um CD/DVD documentário. Nesse processo tivemos o apoio de várias instituições. Secretaria da Cultura e Turismo de Quixeramobim na gestão de Terezinha Oliveira, do Arte e Cultura na Reforma Agrária (INCRA), Projeto Dom Helder Câmara, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, etc.
Hoje, depois desses anos todos muitos já não são mais crianças, já cresceram, outros casaram, mudaram para outras cidades, e muitos outros vão se incorporando ao trabalho. Ainda persiste na banda boa parte dos primeiros componentes da Banda. São muito aberto, eles só permanecem até quando desejam.
Após a apresentação as pessoas presentes puderam fazer suas inserções, fazendo observações ou questionando o convidado da noite. Ao final foi entregue uma menção honrosa como lembrança da participação de Adriano no Papo Cultural.
Ailton Brasil - Presidente da Ong. iphanaq







Texto: Ailton Brasil 
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário