segunda-feira, 11 de março de 2013

DEBATES NO RÁDIO, LANÇAMENTO DE LIVRO E TEATRO FORAM OS DESTAQUES NO 3º DIA DO CONSELHEIRO VIVO


Neste domingo dia 10 de março, a partir das 11h teve início a programação do 3º dia do Conselheiro Vivo 2013. A primeira atividade foi à realização de debate na Canudos FM com o tema: “Conselheiro: no papel, na arte e no tempo”, das 11 às 13hs.  
 A primeira parte do debate, mediado pelo historiador Neto Camorim, foi dedicada à comitiva de Canudos que veio participar do evento. Esteve participando do programa, o diretor da Cia de Teatro de Canudos, Carlos Carneiro, a historiadora Ester Andrade, o poeta José Américo, Darlene Régis e Tayslani Ramos, atrizes da Cia de teatro, que tem o apoio da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), dentro das ações desenvolvidas em Canudos através do Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável.
Foi um debate cheio de emoção para o grupo de Canudos e Quixeramobim, onde foram discutidas as questões que poderiam ser trabalhadas numa perspectiva de um intercâmbio histórico e cultural integrando essas duas cidades, que foram aproximadas por Antonio Conselheiro. Destacou a comitiva de Canudos.
Na segunda parte do programa, participaram o psicólogo Osvaldo Costa e o artista plástico e escritor Audifax Rios. Com mediação do cronista Bruno Paulino. Foi um momento de apresentação de seus trabalhos acadêmicos e artísticos envolvendo o tema Conselheiro.
A noite a partir das 20:30h em frente a casa de Conselheiro a programação teve continuidade. Inicialmente teve a apresentação da Banda de Música de Quixeramobim, Sebastião Doth em seguida o lançamento do livro de poesia Ser-tão de José Américo Amorim. Poeta de Canudos que veio a Quixeramobim, lançar o seu trabalho no Conselheiro Vivo.
Em seguida foram as apresentações teatrais. A primeira foram às peças “Antônio, o Conselheiro” – Grupo Lamberage e “Antônios” – Grupo Lamparinô. A segunda, fechando a programação do domingo, “Melelego”, da Cia Teatral de Canudos.
A programação continua nesta segunda e vai até quarta feira dia 13 de março, aniversário de Conselheiro.
O Conselheiro Vivo 2013 é uma realização da Ong. Iphanaq, Secretaria da Cultura e Turismo e SESC-Ler de Quixeramobim. Tem o apoio do sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.

Maiores informações de toda a programação acesse: www.patrimonioiphanaq.blogstop.com                
  












Texto: Neto Camorim - Historiador e integrante da Ong. Iphanaq
Fotos: Elistênio Alves e Neto Camoorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário