quarta-feira, 27 de março de 2013

CINECLUBE IPHANAQ REALIZA EXIBIÇÃO EM LAGOA DE SÃO MIGUEL


           No último dia 21 de março, após ter sido adiado duas vezes devido às chuvas, sempre bem vindas ao nosso sertão, o Cineclube Iphanaq, esteve em Lagoa de São Miguel, realizando pela primeira vez, exibição de cinema naquela comunidade. Ela Fica 32 km da sede do município na divisa dos distritos de Uruquê e Damião Carneiro (Pirabibu) e nas proximidades da Serrinha de Santa Maria.
           Inicialmente o coordenador do Cineclube, Neto Camorim, acompanhado por Elistênio Alves e Edmilson Nascimento fez uma rápida apresentação do que é o projeto, em seguida foi apresentado ao público infantil o curta: “Vida Maria”, do cineasta cearense Márcio Ramos, e logo após foi exibido o filme principal, “Abril Despedaçado”, de Walter Salles.
          Este filme apresenta o contexto do sertão nordestino no período de 1910, onde uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho, personagem de Rodrigo Santoro, filho do meio da família Breves, é mandado pelo pai (José Dumont) a vingar a morte do irmão mais velho, Inácio, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Tonho, será perseguido por um membro da família rival, como dita o código de vingança da região, mantendo a tradição e a lógica violenta das disputas territoriais entre famílias no sertão.
          Segundo a jovem Raquel Lemos, moradora da comunidade, o filme apresenta um contexto brasileiro do início do século passado, mas que ainda temos marcas daquela época no mundo atual. “Vivemos numa sociedade em que a violência é constante. Hoje todo local é inseguro, não temos paz em no sertão. Se não é total mente como o filme apresenta, mas é possível encontrar semelhanças. Portanto podemos sim, tirar lições do filme para a nossa vida”. Destacou.
          O projeto Cineclube é uma ação cultural realizada pela Ong. Iphanaq e SESC-Ler de Quixeramobim que mensalmente viaja pelo sertão do município, exibindo cinema nacional e gratuito, seguido de debate nas comunidades. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Fundação Canudos.

Neto Camorim- Coordenador do Cineclube e Integrante da Ong. Iphanaq
netocamorim@gmail.com





 
 Texto: Neto Camorim
Fotos: Edmilson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário