quinta-feira, 14 de março de 2013

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS E ENTREGA DE COMENDAS MARCAM O ENCERRAMENTO DO CONSELHEIRO VIVO 2013


Neste dia 13 de março, aniversário de Antônio conselheiro, e pela primeira feriado municipal, aconteceu o encerramento da programação do “Conselheiro Vivo” 2013. Este ano teve como tema: “Antonio no tempo das artes”
As atividades começaram 8h da manhã, no Memorial Antonio Conselheiro com as apresentações artísticas e culturais das escolas municipais e premiação dos vencedores do curso “Conselheiro nas Escolas” (poesias, crônicas, cordel, artigos e pinturas). É importante ressaltar que parte dessa produção foi exposta no memorial durante as apresentações.
Ao meio dia na rádio Canudos FM, foi realizado o debate: “Parabéns Conselheiros”, com a participação dos integrantes da Ong. Iphanaq, Ailton Brasil, Antônio Carlos e Neto Camorim; do secretário da Cultura e Turismo, Luciano Costa; do Vereador Everardo Junior (proponente do projeto de lei de criação do feriado municipal no dia 13 de março, aniversário de Conselheiro) e do coordenador do SESC-Ler de Quixeramobim, Hugo Fernandes Lemos.
As 19h, na casa de Antonio Conselheiro, aconteceram o encerramento das atividades da semana. Inicialmente foi realizada uma belíssima apresentação da Banda de Lata Criança Feliz, do Assentamento Recreio, cantando inclusive a música “Fumaça da Pólvora”, para homenagear Conselheiro na casa onde ele nasceu.
Em seguida foi entregue a Comenda Antonio Conselheiro aos agraciados deste ano: A professora da UFC Ângela Gutierrez (que devido problemas de saúde não pode comparecer, foi representada pelo cronista Bruno Paulino), o artista plástico Audifax Rios e o professor de história do município, Antônio José Simão. Além de uma homenagem realizada pela secretaria de educação do município ao senhor Antonio do Espírito Santo, que veio da cidade de Jequié-BA, participar do aniversário de Antonio Conselheiro.
Segundo Ailton Brasil, presidente da Ong. Iphanaq, realizadora do evento desde 2004, disse espera que as comemorações do aniversário de Conselheiro tenham continuidade em 2014, com o fortalecimento das parcerias deste ano. Secretaria da Cultura e Turismo, SESC-Ler, escolas municipais e estaduais, sistema maior de comunicação e outros parceiros que queiram se juntar ao projeto Conselheiro Vivo será bem vindo. “Só assim começaremos de verdade a fazer com que nossa população conheça a valorize a história desse homem, que foi um dos maiores líderes da história do Brasil, mas que precisa ser conhecido e compreendido na sua terra natal. Pois no mundo afora é um dos personagens mais estudados. Disse ainda, que a Ong. Iphanaq está pronta pra colaborar e que vai continuar reivindicando da prefeitura, políticas culturais para o nosso povo. Isso é direito não é favor. Estamos encerrando o Conselheiro Vivo, foi muito bom o evento, teve um maior envolvimento da comunidade, mas depois como fica a continuidade das ações se o município não tem um conselho, plano e fundo municipal de cultura? É urgente a criação do conselho para fortalecer o trabalho dos agentes culturais nas mais variadas áreas e frentes de atuação enquanto sociedade civil organizada”. Destacou na sua fala de encerramento do evento.
Logo após a entrega das comendas aconteceu à fala das autoridades que estavam presentes, e, em seguida o presidente da Câmara Municipal, Vereador Clébio Pavone encerrou a sessão solene.
Para finalizar as comemorações do aniversário de Antonio conselheiro teve o show musical: Conselheiro Infinito, com Azanias e Banda, com a participação especial de Waldemar Nascimento, Mestre Piauí e Badu da Maravilha.

Neto Camorim – historiador e integrante da Ong. Iphanaq
netocamorim@gmail.com




















Texto e Fotos: Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário