sábado, 9 de março de 2013

CONSELHEIRO VIVO 2013 INICIA COM CORTEJO E PALESTRAS


Deu início nesta sexta feira dia 08 de março em Quixeramobim, sertão central cearense, e prossegue até o dia 13 de março, data de nascimento de Antônio Conselheiro, a programação do “Conselheiro Vivo 2013”. Evento realizado todo ano na cidade, com atividades históricas, artísticas, culturais e educacionais e que marcam as comemorações alusivas ao aniversário do Conselheiro, um dos líderes mais importante da nossa história.
A programação iniciou às 8h com um cortejo pelo centro da cidade, saindo da antiga estação ferroviária até a Casa onde nasceu Antonio Conselheiro. Estiveram presente, professores, estudantes, movimentos sociais e simpatizantes da história desse grande líder.
As 19h, na casa de Conselheiro, foi realizada à solenidade de abertura, comandada pelo presidente da Ong. Iphanaq, Ailton Brasil, o secretário da Cultura e Turismo Luciano Martins e o vereador Everardo Júnior, que em suas falas ressaltaram a importância desse evento para o município. Além das autoridades, o evento contou com participação de estudantes, professores, pesquisadores e movimentos artísticos e culturais.
Após a solenidade de abertura aconteceu à palestra da Professora Goreth Pimentel Nunes, especialista em história do Ceará pela UECE/FECLESC, que tem como tema: “O que ficou de Antônio Conselheiro e Canudos no imaginário popular de Quixeramobim?”.
Em seguida foi realizada uma mesa redonda, com o tema: “Trilhando novos caminhos em arquivos: Quixeramobim na História”. Composta por (Mayara Lemos – mestranda em História pela UECE, Luciana Fernandes – graduanda do curso de História da FECLESC e Adson Pinheiro – mestrando em História na UFC). A referida mesa foi mediada pelo historiador e integrante da Ong. Iphanaq, Neto Camorim.
Após a exposição dos debatedores foi discutida algumas ações que devem ser aceleradas e cobrar do poder público municipal uma política cultural para o município. Até o momento, apesar das cobranças, feitas pela Ong. Iphanaq e outros agentes da sociedade civil, ela não existe. Entre essas ações o Arquivo Público Municipal, já aprovado pela Câmara Municipal da legislatura passada.
A programação continua neste sábado com atividades na casa de Conselheiro, como as exposições do artista plástico Audifax Rios e fotográficas de Tarcísio Filho. “Além das videosinstalações “Inscrições Peregrinas” – a cena e a escrita”, de Alexandre Veras e Kiko Alves. As 22h Show: “Canção do Exílio” – com Moacir Becê e Natasha Faria.
O Conselheiro Vivo é uma ação cultural realizado pela Ong. Iphanaq, que este ano está acontecendo em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo do município, e o apoio do SESC-Ler de Quixeramobim, Sistema Maior de Comunicação e Fundação Canudos.

Neto Camorim - Historiador e Integrante da Ong. Iphanaq
netocamorim@gmail.com





Texto: Neto Camorim
Fotos: Ailton Brasil e Neto Camorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário